30 de julho de 2025

Ortopedia e trauma infantil

Em síntese, a primeira recomendação é que os pais fiquem sempre atentos a qualquer sinal de alteração da criança: como algumas doenças comuns são congênitas, elas serão diagnosticadas pela equipe médica, logo após o nascimento da criança.

Dr. Marcel Stathacos e Castella

Ortopedia e Trauma Infantil

Aos sábados na programação da Rádio Clube, o programa Medicina e Saúde é o seu encontro com a informação.

Neste sábado, dia 15, recebemos o médico ortopedista pediátrico, Marcel Stathacos e Castella. Segundo ele muitos comportamentos infantis, que muitas vezes não são notados, devem ser levados em consideração quando o assunto é ortopedia infantil. Primordialmente, os problemas musculoesqueléticos das crianças são totalmente diferentes de um adulto.

Isto deve-se ao fato que elas estão em fase de crescimento, ou seja, o corpo responde de formas diferentes a possíveis lesões e deformidades. Muitas vezes, alguns problemas que aparecem na infância são ignorados, com a ideia que eles irão sumir conforme o pequenino vai crescendo.

Em síntese, a primeira recomendação é que os pais fiquem sempre atentos a qualquer sinal de alteração da criança: como algumas doenças comuns são congênitas, elas serão diagnosticadas pela equipe médica, logo após o nascimento da criança. Dessa forma, os pais serão encaminhados a um ortopedista infantil, que dará todas as informações necessárias e adequadas para o início do tratamento.

Acompanhe a entrevista completa: