19 de julho de 2024

Oeste é exemplo de inovação para o Paraná e Brasil

Muitas conexões, negócios e impactos. A abertura do 2.º Summit Iguassu Valley Latinoamerica reuniu mais de 2,2 mil pessoas, entre apaixonados por inovação nas mais diversas áreas, nesta quinta-feira, 13, em Foz do Iguaçu. O evento segue até sexta-feira, 14, no Grand Carimã Resort & Convention Center.

Martha Gabriel proferiu palestra de abertura sobre inteligência artificial – foto Jean Pavão

A solenidade que deu início aos dois dias de programação intensa atraiu autoridades, empresários, professores, estudantes, pesquisadores e gestores interessados em aprofundar conhecimento nas seis verticais do SIV 2024:  agro, turismo, logística, educação, ESG (Ambiental, Social e Governança) e transição energética.Veja a programação completa no link abaixo.

A abertura do SIV 2024 foi altamente prestigiada por lideranças políticas, empresariais e institucionais. O governo do Paraná esteve representado por três secretários de estado: Aldo Nelson Bona (Ciência, Tecnologia e Ensino Superior); Guto Silva, secretário do Planejamento; e Alex Canziani (Inovação, Modernização e Transformação Digital), bem como por Ramiro Wahrhaftig, presidente da Fundação Araucária.

Mais de 2,2 mil pessoas participaram da abertura do evento, que segue até sexta, 14 – foto Jean Pavão

O secretário Guto Silva realçou o cenário econômico registrado no estado, com PIB de 5,8%, baixa taxa de desemprego e grande investimento em inovação. “Temos 1.758 startups no estado –quase 10% do total das existentes no Brasil”, frisou. “Inovação é relação humana, é fazer conexões entre pessoas e regiões, como está ocorrendo aqui”, completou.

Representando o governador do Paraná, Ratinho Junior, o secretário Alex Canziani afirmou que o Oeste é exemplo para o Paraná e Brasil pelos talentos e sinergia entre empresas, cooperativas, academia e “startupeiros”. “Todos trabalhando pelo desenvolvimento e o fortalecimento da economia da região e do nosso estado”, resumiu. “O Paraná é o estado mais inovador do Brasil, contem com o Governo do Estado para impulsionar as oportunidades e potencialidades”, finalizou.

Autoridades na abertura do 2.º Summit Iguassu Valley Latinoamerica em Foz do Iguaçu – foto Jean Pavão

Autoridades –Também fizeram uso da palavra Elias José Zydek, presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD); Jadson Siqueira, coordenador do Iguassu Valley; Cesar Rissete, diretor-técnico do Sebrae/PR; Edson Vasconcelos, da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP); Irineu Colombo, diretor-superintendente do Parque Tecnológico Itaipu; Salete Hors, secretária municipal da Fazenda; e César Torres, governador do departamento de Alto Paraná (Paraguai).

Alex Canziani, Oeste é exemplo para o Paraná e Brasil pelos talentos e sinergia entre empresas, cooperativas, academia e “startupeiros” – foto Jean Pavão

ACIFI concede Comenda Pedro Basso a Luiz Bernardi

Durante a abertura do evento, a ACIFI entregou a primeira Comenda Pedro Basso ao servidor público Luiz Bernardi, ex-superintendente da Receita Federal do Brasil na 9.ª Região Fiscal, pelos relevantes trabalhos prestados à cidade. A homenagem leva o nome do primeiro presidente da Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu. A entrega foi realizada por Danilo Vendruscolo (presidente da associação) e Arnaldo Bortoli (ex-presidente da entidade).

O título honorífico é concedido a pessoas físicas ou jurídicas que tenham prestado serviços relevantes à entidade, à economia, à classe comercial e empresarial e à sociedade de Foz do Iguaçu e do Paraná. “Luiz Bernardi teve papel preponderante para a região trinacional, por meio da Receita Federal e seus delegados, no combate ao contrabando, descaminho e informalidade, colocando assim a cidade rumo ao desenvolvimento”, enalteceu Vendruscolo.

Danilo Vendruscolo e Arnaldo Bortoli entregam Comenda Pedro Basso a Luiz Bernardi (ao centro) – foto Jean Pavão

Realização – O Summit Iguassu Valley Latinoamerica e o FILMS são realizados pelo Iguassu Valley, ACIFI (Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu) e POD (Programa Oeste em Desenvolvimento).

O evento tem patrocínio da Fundação Araucária/Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Fundo Iguaçu, Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), e apoio do Sebrae/PR e Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital do Paraná.

2.º Summit Iguassu Valley Latinoamerica

Data: 13 e 14 de junho de 2024

Local: Grand Carimã Resort & Convention Center