22 de fevereiro de 2024

Obras avançam e BR-277 começa a receber novos postes de iluminação em Foz do Iguaçu

Obras avançam e BR-277 começa a receber novos postes de iluminação em Foz

As obras para implantação da nova iluminação da BR-277, nos perímetros urbanos de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu e São Miguel do Iguaçu, na região Oeste, alcançaram 20% de conclusão. Os serviços estão sendo feitos pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), com prazo de entrega para dezembro deste ano.

A obra é mais um resultado de convênio entre o Governo do Paraná, governo federal e a Itaipu Binacional, sendo a última responsável pelos recursos. O investimento é de R$ 8,8 milhões.

A iluminação está sendo instalada nos quilômetros 719 a 730 da BR-277, em Foz do Iguaçu, entre os quilômetros 707 a 712, em Santa Terezinha de Itaipu, e entre os quilômetros 686 a 691, em São Miguel do Iguaçu.

Os primeiros meses da obra foram dedicados à escavação da rede subterrânea, etapa que já atingiu 90% de conclusão. O segundo passo está concentrado na instalação dos postes de iluminação (simples e duplos). Inicialmente, é atendido o trecho em Foz do Iguaçu, já totalizando 25% da instalação dos postes. Também iniciaram as atividades de lançamento dos cabos e ligação dos circuitos para montagem dos padrões de energia da Copel. O mesmo processo será realizado nos outros dois municípios.

No total, serão instalados 286 conjuntos de poste simples de 9 metros de altura, 370 conjuntos de postes duplos de 9 metros de altura, e 29 conjuntos de postes simples de 9 metros de altura fixados em barreira de concreto New Jersey, nos locais onde não há canteiro central.

Os três tipos de conjuntos utilizarão luminárias LED de 250 W, que também substituirão 229 luminárias do tipo LM-3, atualmente em uso na rodovia. Além disso, serão executados 1.485 metros de travessia subterrânea por meio do uso de método não destrutivo, com instalação de 153 caixas de passagem para a nova rede elétrica, entre outros serviços.

Após a conclusão da obra e entrega pelo DER/PR, as prefeituras ficarão encarregadas da manutenção desta nova iluminação, até o início das novas concessões rodoviárias, quando a responsabilidade passará para a concessionária que administrar o trecho.

 

Foto: DER-PR