29 de fevereiro de 2024

Número de mortos em deslizamentos de terra nas Filipinas sobe para 54



O número de pessoas mortas por um deslizamento de terra no sul das Filipinas subiu para 54, informou o governo da província neste domingo, enquanto as equipes de resgate retiravam mais corpos da lama.

O deslizamento de terra ocorreu na noite de terça-feira perto de uma mina de ouro na cidade de Maco, na província de Davao de Oro, soterrando casas e veículos que transportavam funcionários para o local operado pela Apex Mining.

O governo provincial de Davao de Oro disse em uma publicação no Facebook que 54 pessoas haviam morrido no deslizamento de terra, depois que equipes de resgate encontraram mais corpos

A contagem de desaparecidos chegou a 63 pessoas, e o governo provincial disse que o número ainda não foi verificado. Um total de 32 pessoas ficaram feridas no deslizamento de terra.

Edward Macapili, funcionário de Davao de Oro, disse que mais de 300 pessoas estavam envolvidas no resgate, mas as operações estavam sendo dificultadas pela chuva forte, pela lama espessa e pela ameaça de novos deslizamentos de terra. Os trabalhos de resgate foram retomados na manhã de domingo, disse Macapili.

Perguntado se ainda havia sobreviventes, Macapili disse que isso já era “improvável”, mas a busca continuaria.

“A equipe de resgate está fazendo o melhor que pode, mesmo que seja muito difícil”, disse Macapili por telefone.

Chuvas torrenciais atingiram Davao de Oro nas últimas semanas, provocando enchentes e deslizamentos de terra.

*É proibida a rerprodução deste conteúdo.