12 de dezembro de 2024

Novembro Azul, prevenção do câncer de próstata é tema de palestra na Câmara

A reflexão sobre o tema foi coordenada pelo Dr. Nario Takimoto, urologista e oncologista especialista em câncer de próstata e que está à frente do CIOP – Centro Integrado de Oncologia em Foz do Iguaçu.

O Novembro Azul é uma campanha mundial de conscientização sobre o câncer de próstata

O Novembro Azul é uma campanha mundial que tem como objetivo incentivar a busca por informações e o diagnóstico precoce do câncer de próstata, que pode ser silencioso nas fases iniciais, por isto, a importância do preventivo com exame de PSA e Toque, bem como, manter em dia a consulta com seu médico urologista.

Origem

A campanha teve origem na Austrália em 1999 e chegou ao Brasil em 2008. O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, comemorado em 17 de novembro, deu origem ao movimento.

Dados

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. No Brasil, estima-se que 71.730 novos casos sejam diagnosticados por ano entre 2023 e 2025.

O diagnóstico da doença é feito por meio de exames clínicos e de sangue. O toque retal é um exame rápido e pouco incômodo, que permite ao médico avaliar a textura da glândula e verificar se há caroços e é fundamental na prevenção, acabar com o preconceito com este exame é salvar vidas. O exame de sangue antígeno prostático específico (PSA) avalia a quantidade de uma enzima produzida pelo tecido prostático, que tende a aumentar em casos de câncer de próstata e precisa ser avaliado pelo médico.

E para lembrar o Novembro Azul e o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, comemorado no último domingo, 17, foi realizada uma palestra sobre o tema na Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, com a coordenação do Instituto Cisne Branco, Marinha e demais parceiros.

A palestra foi ministrada pelo Dr. Nario Takimoto, @dr.nariotakimoto que é urologista e oncologista especialista em câncer de próstata e que está à frente do CIOP – Centro Integrado de Oncologia em Foz do Iguaçu, @clinicacioponcologia.

Prevenção

Além dos exames como PSA, exame do Toque, consulta com o urologista, não existe uma medida isolada de prevenção do câncer de próstata, mas hoje sabemos que é importante abandonar o tabagismo ou incentivar a não iniciar o tabagismo, ter uma dieta com aumento de ingesta de vegetais e reduzir a ingesta de gordura animal, manter o peso adequado, ou seja, evitando a obesidade ou tratando e reduzindo a obesidade, além da ênfase na atividade física como medida de prevenção.

Xôooo preconceito, homens se cuidem e se acolham!

Confira a matéria completa no nosso canal do YouTube e inscreva-se