Nova rota: voo direto entre Foz do Iguaçu e Brasília inicia nesta segunda operado pela Latam
Os voos partem diariamente do Aeroporto Internacional das Cataratas, às 17h15, e tem duração de duas horas. Já vindo de Brasília, as partidas do Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek
Um dos principais destinos turísticos nacionais, Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, inicia nesta segunda-feira (27) um novo voo direto até Brasília, operado pela Latam. A nova rota que conecta a Capital Federal à Terra das Cataratas foi destacada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, que se reuniu, no Palácio Iguaçu, com o diretor de Assuntos Públicos da Latam Airlines Brasil, Eduardo Macedo.
Os voos partem diariamente do Aeroporto Internacional das Cataratas, às 17h15, e tem duração de duas horas. Já vindo de Brasília, as partidas do Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek são às 8h25, utilizando aeronaves Airbus A320 e A321, com capacidade entre 174 e 216 assentos, incluindo assentos na categoria Premium Economy.
Esta é a segunda rota iniciada nesta semana a partir de Foz do Iguaçu. No domingo (26), a companhia aérea Azul iniciou a conexão com o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, com dois voos diários por trecho.
Brasília é o hub doméstico da Latam, onde são feitas todas as conexões entre todas as capitais brasileiras, além de receber voos internacionais, o que deve ajudar a ampliar o fluxo turístico em Foz do Iguaçu. “A Latam tem investindo muito em novas rotas aqui no Estado, isso aumenta o número de voos para a população do Paraná e também atrai mais turistas ao nosso Estado”, afirmou Ratinho Junior.
“Essa rota é importante porque Brasília é uma grande central de passageiros do Brasil inteiro e também de fora do País, porque tem muitos voos internacionais”, salientou o governador. “Esse voo direto conecta a nossa Foz do Iguaçu, que é o segundo maior destino internacional do Brasil, a muitos turistas brasileiros e estrangeiros. E novos voos vêm por aí. Trabalhamos com a Latam e outras companhias para ampliar a malha aeroviária do Estado, o que é importante para a economia paranaense”.
Além de Foz, a companhia aérea também anunciou recentemente outra rota no Estado, entre Curitiba e Rio de Janeiro, conectando dois aeroportos internacionais: o Afonso Pena e o Galeão. “Isso reforça o compromisso da Latam com o Estado do Paraná. Iniciamos hoje a ligação de Brasília a Foz do Iguaçu, com sete operações semanais, o que possibilita conectar e aproximar cada vez mais o Estado do Paraná ao Brasil e ao mundo”, disse Macedo.
“Temos crescido muito, realmente o Paraná é destaque nacional no ramo turístico, e Brasília é uma das portas de entrada de visitantes estrangeiros, que agora vão chegar na Capital e poderão vir diretamente para Foz do Iguaçu, nosso maior cartão postal”, salientou o secretário estadual do Turismo, Leonaldo Paranhos.
VOOS – Atualmente, a Latam opera cerca de 260 voos por semana no Paraná, incluindo as rotas domésticas Brasília-Curitiba; São Paulo/Congonhas-Curitiba; São Paulo/Guarulhos-Curitiba; Foz do Iguaçu-Curitiba; Porto Alegre-Curitiba; São Paulo/Congonhas-Maringá; São Paulo/Guarulhos-Maringá; São Paulo/Congonhas-Londrina; São Paulo/Guarulhos-Londrina; São Paulo/Congonhas-Foz do Iguaçu; Rio de Janeiro/Galeão-Foz do Iguaçu e São Paulo/Guarulhos-Foz do Iguaçu.
A companhia também opera com as linhas internacionais Lima-Curitiba e Santiago-Curitiba. De acordo com informações da Latam, a empresa oferta voos regulares para 55 aeroportos em todas as regiões do Brasil. Somente neste ano, inaugurou quatro novas rotas nacionais e adicionou 10 mil novos assentos semanais ao mercado doméstico. No mercado internacional, a Latam tem voos próprios para 90 destinos fora do país, também adicionando 10 mil novos assentos semanais neste ano.

TURISMO EM FOZ – Foz do Iguaçu é referência nacional e internacional na área do turismo, e até o início de setembro, seus principais atrativos, como o Parque Nacional do Iguaçu, o Parque das Aves e a Itaipu Binacional, receberam 3,3 milhões de visitantes. Além das belezas naturais, a cidade conta com outras atrações, como a Mesquita Omar Ibn Al Khattab e o Marco das Três Fronteiras, e é também importante polo do turismo de negócios.
O Parque Nacional do Iguaçu já recebeu 1.321.416 visitantes, volume 10,81% superior ao do mesmo período de janeiro a agosto de 2024, quando foram registradas 1.192.467 pessoas. O local abriga as famosas Cataratas do Iguaçu, uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo e eleita em 2025 como o principal atrativo do Brasil e da América do Sul pela plataforma de viagens TripAdvisor.

Próximo dali, o Parque das Aves também registrou intenso movimento: foram 579.020 turistas nestes oito meses, um aumento de 12,2% na comparação com o mesmo período do ano passado, que teve 515.966 visitantes. O atrativo é a única instituição do mundo focada na conservação das aves da Mata Atlântica. Lá é possível ter uma experiência com exuberantes aves e com as florestas em que habitam, ajudando na conservação da mata e suas espécies.
Foz também será a primeira cidade no Hemisfério Sul a contar com a filial do renomado museu francês Centro Pompidou. O Governo do Estado está investindo cerca de R$ 250 milhões na construção do Centre Pompidou Paraná, que ficará em um terreno próximo ao Aeroporto das Cataratas, fazendo a integração entre cultura e natureza e promovendo a arte na tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai.
PRESENÇAS – Também acompanharam a reunião o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; o diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco; e presidente do DER/PR, Fernando Furiatti.
