15 de março de 2025

Nossa gestão terá um cuidado especial com servidor de carreira, diz Zé Elias no Sismufi

Zé Elias

O servidor público municipal será uma das prioridades no governo de Zé Elias 44 e Leandro Costa vice a partir de janeiro de 2025. O cuidado com quem prestou concurso e está preparado tecnicamente para servir a população de Foz do Iguaçu integra o plano de Zé e Leandro de redução de 80% dos cargos comissionados da Prefeitura, hoje estimados em aproximadamente 300, o que demanda uma despesa de R$ 30 milhões todos os anos.

“Minha atenção e cuidado será para o funcionalismo público de carreira. Entre minhas principais propostas está a redução dos cargos comissionados (nomeados sem concurso público). Quero diminuir em 80% porque acredito que o servidor tem a capacidade técnica, prestou concurso para o cargo, só não tem a oportunidade que necessita”, afirmou Zé Elias em sabatina do Sindicato dos Servidores Municipais de Foz do Iguaçu (Sismufi).

De acordo com o candidato, é importante que todos acompanhem o registro dos planos de governo dos demais postulantes ao cargo de prefeito, que estão disponíveis na internet. “Vivenciei a rotina da Prefeitura, quando fui convidado a estar à frente da Secretaria de Transparência e Governança, durante um ano. Em todos os apertos pude contar com o funcionário público de carreira, que era o que tinha conhecimento e reconhecia minha fala.”

“Então, percebi que temos que valorizar mais o servidor. Porque, quando a gestão está ruim, quando o prefeito está com um índice de rejeição alto, automaticamente tudo isso recai também sobre o funcionário público de carreira”, enfatizou. Zé Elias disse que é exatamente para consertar isso que quer assumir a Prefeitura, para organizar e valorizar o servidor municipal. “

Recebemos todos os anos os carnês do IPTU, com o acréscimo da inflação ou acima disso. E percebemos que o funcionário público tem que ameaçar com greve para que o executivo aceite fazer uma simples reposição da inflação do ano anterior”, descreveu o candidato.

Conchavos
Os cargos comissionados, segundo Zé Elias, atrapalham a gestão pública. “São cargos, muitas vezes, trocados por favores, trocados por apoio na Câmara. A realidade traz até uma secretaria inteira sendo tocada por cargos comissionados. Há necessidade dela? Aquela secretaria está onerando e muitas vezes acaba atrapalhando e criando déficit lá no fundo de previdência”, observou.

O candidato assumiu compromisso com o Sismufi. “Precisamos engrandecer o sindicato. Acredito muito no sindicalismo. Durante muitos anos fui presidente do sindicato com representação que atendia de Foz do Iguaçu até a região de Guaíra, também presidente do sindicato patronal das escolas particulares. Nos meus empreendimentos incluí a reposição automática da inflação e depois as discussões vêm através da convenção.”

“A condução sempre foi de uma forma harmônica, sempre com muito respeito, com abertura para o sindicato, dentro das escolas”, exemplificou o candidato. “Nada justifica um município rico, com um orçamento gigante, fazendo discussões pequenas com o sindicato ou criando atrito, o que vai acabar prejudicando a entrega dos serviços públicos”, esclareceu Zé Elias.

Centro cívico
O candidato também assumiu compromisso com a nova sede própria da Prefeitura, onde servidores irão participar do modelo a ser projetado. “Temos diversas possibilidades e também pensar no home office para algumas áreas. Qual é o tamanho necessário desse prédio? E precisamos construir o centro cívico, para que seja um grande atrativo turístico. Quais secretarias vão funcionar? Isso é uma questão para se discutir junto com o funcionalismo público de carreira e a construção deve ser em etapas”, ressaltou.

A condução da sabatina indagou Zé Elias se o Fozprev será um problema para o próximo prefeito. “Vamos respeitar o pacto que já existe e, na medida do possível, que o município cresça organicamente e arrecade mais e assim vamos zerando o déficit, pois sabemos do compromisso que temos com a previdência do servidor, é o futuro dele, que precisa ter essa tranquilidade, assim que se aposenta, que vai continuar recebendo. E é isso que a gente vai fazer”, afirmou.

Zé Elias concluiu lembrando que o Dia do Servidor Público Municipal é comemorado nesta sexta-feira (20 de setembro). “Temos que cuidar bem do servidor público do nosso município. Ele é responsável pelo sucesso de uma administração e fundamental para garantir os serviços públicos essenciais para a população.”