25 de fevereiro de 2024

Matrículas para o 1º ano começam na segunda-feira (20) nas 50 escolas da Rede Municipal

Matrículas para o 1º ano começam na segunda-feira (20) nas 50 escolas da Rede Municipal

As matrículas para o 1º ano do Ensino Fundamental na Rede Pública de Ensino acontecem na próxima segunda e terça-feira (20 e 21) em Foz do Iguaçu. Os pais e responsáveis devem ficar atentos a documentação exigida (veja a lista abaixo) e comparecer à unidade escolar para efetuar a matrícula.

Para ingresso no 1° ano do Ensino Fundamental, a criança deverá ter 06 anos completos ou a completar até 31 de março de 2024. O responsável deverá apresentar a Declaração de Matrícula e Frequência do Infantil 5 e demais documentos pessoais da criança. Para alunos oriundos da rede privada, a Declaração de Matrícula e Frequência Escolar deverá ser emitida por Estabelecimento de Ensino devidamente autorizado.

“A orientação é que as famílias busquem a escola mais próxima de casa no horário de atendimento das secretarias – algumas escolas iniciam atendimento as 7h30, outras às 8 horas”, explica a secretária da educação, Maria Justina da Silva.

De acordo com ela, todas as 50 escolas municipais estão estruturadas para atender a demanda. “Nossa expectativa é atender mais de 3.400 crianças em turmas de 1º ano. Serão 23 turmas a mais para o próximo ano letivo e garantimos que todas as crianças serão atendidas”, afirmou.

As transferências de alunos de todos os anos e modalidades/ egressos e provenientes de outros municípios e estados acontecerá a partir do dia 22 de janeiro de 2024.

Documentos Necessários para Matrícula

1. Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento;

2. Carteira de Identidade – RG ou Registro Nacional de Estrangeiro – RNE ou Registro Nacional Migratório – RNM/protocolo solicitação de refúgio ou Documento que identifique o estudante – obrigatório para alunos maiores de 16 anos e todos os alunos da EJA;

3. Cadastro de Pessoa Física – obrigatório para alunos maiores de 16 anos e todos os alunos da EJA;

4. Declaração de Vacinação emitida pela Unidade de Saúde, para alunos menores de 18 anos, na qual ateste que a criança está com as vacinas em dia – validade de um ano.

5. Fatura recente emitida pela Copel com prazo máximo inferior aos últimos 02 meses, e comprovante de endereço adicional do responsável legal, quando a fatura não estiver em seu nome;

6. Declaração de residência (no caso de não ter comprovante de residência)

7. Número de telefone para contato, preferencialmente de um celular ativo;

8. E-mail ativo do responsável legal;

9. RG e CPF dos pais ou responsável legal ou Registro Nacional Migratório

RNM/protocolo solicitação de refúgio;

10. Cartão SUS – Sistema Único de Saúde;

11. Comprovante do Cadastro Único para beneficiários do Programa Bolsa Família;

12. Histórico Escolar e/ou Guia de Transferência;

13. Documento de guarda unilateral, regulamentação de visitas, medida protetiva e outros que restrinjam ou ampliem os responsáveis, quando houver.