19 de julho de 2024

Mais de 1.800 estudantes já atualizaram o cadastro para o Passe Livre

Em uma semana da implantação do benefício, foram registrados 6.483 acessos ao sistema de transporte urbano e 331 novos estudantes cadastrados

Mais de 1.800 estudantes já atualizaram o cadastro para o Passe Livre

Uma semana após a sanção da Lei pelo prefeito Chico Brasileiro e a publicação do decreto que regulamenta o Passe Livre em Foz do Iguaçu, 1.890 estudantes atualizaram seus cadastros para garantir o benefício. Destes, 331 foram novos estudantes que agora passam a dispor de 4 passagens gratuitas por dia.

No mesmo período (05/07 a 11/07) foram registrados 5.511 acessos (viagens realizadas), além de 972 integrações temporais, totalizando 6.483 utilizações apenas na primeira semana do Passe Livre.

De acordo com o Dyorgenes da Silva, diretor de transportes e diretor superintendente interino do Foztrans (Instituto de Transportes e Transito de Foz do Iguaçu), a procura pelo cadastramento ou atualização cadastral está acima do esperado para o período – quando muitos estudantes estão em férias/recesso.

“A Central de Cadastramento tem registrado em média 400 atendimentos por dia, este é um número alto e até maior que o esperado. A orientação é justamente para que os estudantes busquem a atualização neste momento de férias escolares para não sobrecarregar o sistema ao final do mês, quando voltam às aulas”, explicou.

O estudante que ainda não atualizou o Cartão estudante precisa se dirigir a Central de Cadastramento do Sistema de Bilhetagem Eletrônica (SBE – ÚNICO) portando os documentos pessoais, comprovante de residência e comprovante de matrícula para atualização cadastral e regravação do cartão como gratuito.

A central fica ao lado do Terminal de Transporte Urbano (TTU), na Rua Mem de Sá, 449 – Jardim Renato Festugato. Informações também podem ser obtidas através do whatsApp: 45 21059874.

Benefício

A Lei do Passe Livre garante ao estudante a utilização de 4 passagens por dia (podendo ser ampliada se comprovada a necessidade), para o deslocamento de casa à escola/ universidade, atividades extracurriculares, bem como o acesso à cultura, ao esporte e ao lazer, em dias de semana, finais de semana e também feriados.

A gratuidade será concedida ao estudante que residir em Foz do Iguaçu e possuir o Cartão Estudante. A tarifa zero deve atender aos estudantes que utilizavam em média 38 mil acessos mensais na qualidade de estudantes dos ensinos público e privado, incluindo os ensinos fundamental e médio, da graduação e pós-graduação, EJA (Educação de Jovens e Adultos) e de contraturno.

Antes do passe livre, os estudantes eram beneficiados com meia tarifa, possibilitando adquirir apenas duas passagens por dia e somente durante os dias de semana. A tarifa zero para estudantes será custeada com parte dos recursos arrecadados com o estacionamento regulamentado (Estarfi).