Lote 6 vai concluir a duplicação da BR-277 entre Cascavel e Foz do Iguaçu
O edital do Lote 6 das novas concessões rodoviárias do Paraná, publicado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), vai concluir a duplicação da BR-277 do perímetro urbano de Cascavel a Matelândia, na região Oeste. Serão 69,1 quilômetros de novas pistas duplas, além de várias outras obras. O leilão está marcado para o dia 19 de dezembro, na B3, a Bolsa de Valores do Brasil.
Essa é a primeira matéria da nova série da Agência Estadual de Notícias (AEN) que apresenta as principais obras do Lote 6. As reportagens vão abordar também as melhorias entre Prudentópolis e Cascavel, em dois textos, e o que está previsto para a região Sudoeste.
“A duplicação da BR-277 será a obra mais transformadora para o desenvolvimento do Paraná para as próximas décadas, atendendo habitantes, o agro, indústria, transportadoras, em suma, toda a população e setor produtivo”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex. “Realizamos obras que já fizeram uma grande diferença, como a duplicação da BR-277 em Guarapuava, e em Cascavel, onde também foi construído o novo Trevo Cataratas. Mas agora, depois de vários anos de trabalho, vamos tirar do papel essa duplicação de mais de 300 quilômetros, somente neste lote”.
“A ampliação da capacidade das rodovias federais e estaduais entre Cascavel e Pato Branco vai garantir melhor trafegabilidade e segurança para todos os usuários, e vai complementar as restaurações em concreto pela técnica whitetopping executadas na PRC-280. Já fizemos o novo pavimento do Trevo Horizonte até Clevelândia, e agora em janeiro vamos começar o trecho até Pato Branco, terminando onde começa o trecho concedido”, explica o diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti.
CASCAVEL – A BR-277 no perímetro urbano de Cascavel, do Trevo Cataratas até o km 597,393, logo após o entroncamento com a Avenida Tancredo Neves, vai ser totalmente duplicada, em uma extensão de 10,4 quilômetros.
Também será implantado um novo viaduto do tipo Diamante, em que há uma saída e uma entrada para a rodovia pela pista da direita em ambos os sentidos de tráfego, na altura da Rua Waldemar Casagrande e Rua Munique; um viaduto do tipo Passagem Inferior no km 592+100, em que não há interação entre as pistas que se cruzam em desnível; outro Diamante no cruzamento com a Rua Souza Naves; e um viaduto no entroncamento com a Av. Tancredo Neves.
No trecho também serão construídas sete passarelas para pedestres e 2,88 quilômetros de vias marginais em seis segmentos descontínuos. Fora do perímetro urbano, Cascavel ainda vai ganhar uma passarela no km 600,600, no parque industrial.
SANTA TEREZA DO OESTE – O trecho seguinte de duplicação da BR-277 começa logo após o trevo do Contorno Oeste de Cascavel, no território de Santa Tereza do Oeste, e segue até o perímetro urbano do município, no km 605+100. Nele serão implantados dois viadutos do tipo Diamante, no km 599 e km 602+800, além de uma passarela no km 604+300.
Mais um trecho de duplicação começa imediatamente no km 605+100 e segue até o km 634+900, já em Céu Azul. Mas ainda em Santa Tereza do Oeste, serão construídos uma passarela no km 606 e um Diamante no km 606+450, além de uma via marginal do km 603+100 até o km 607+200.
CÉU AZUL – O município de Céu Azul terá o maior volume de obras de duplicação neste segmento, com quatro trechos previstos em seu território. O primeiro começa no limite com Santa Tereza do Oeste e segue até o km 634+900, entroncamento com a PR-488, acesso para Vera Cruz do Oeste.
O trecho seguinte começa junto a esse e vai até o km 638. Dentro dele estão previstos um viaduto do tipo Diamante no km 635+520 e vias marginais em ambos sentidos da rodovia.
O terceiro trecho vai do km 638 ao km 640+400, inteiramente no perímetro urbano de Céu Azul, e inclui um Diamante no km 639+850, uma passarela no km 640+500, e uma via marginal de um quilômetro de extensão.
O último trecho começa no km 640+400 e termina no km 652+500, em Agro Cafeeira, distrito de Matelândia. Ainda em Céu Azul, será implantada via marginal do km 640+600 ao km 641+500.
MATELÂNDIA – No território de Matelândia a duplicação da BR-277 tem dois trechos, o primeiro terminando no entroncamento com a PR-590, acesso para Ramilândia, no centro do distrito de Agro Cafeeira. O segundo trecho vai até a pista dupla existente, no km 657+200, próximo ao perímetro urbano de Matelândia, e concluindo a duplicação integral entre Cascavel e Foz do Iguaçu.
Ainda no distrito, serão implantadas vias marginais em ambos sentidos da rodovia do km 652+300 ao km 653+400, uma ciclovia do km 652+500 ao km 654, uma passarela para pedestres no km 652+500, dois viadutos do tipo Diamante no km 653+100 e km 654+050.
Também serão construídas passarelas no km 657+800, em frente a uma unidade industrial da Frimesa, e outra no km 659+200, na entrada da cidade.
MEDIANEIRA – No território de Medianeira será implantada um viaduto do tipo Parclo, que funciona como um retorno em desnível, no km 664+360, uma passarela no km 673 e um viaduto do tipo Diamante no km 681+750.
SÃO MIGUEL DO IGUAÇU – Em São Miguel do Iguaçu estão previstos Diamantes no km 688+400, km 689+270 e km 694+900, um Parclo no km 700+900 e uma via marginal do km 691+200 ao km 692+274.
SANTA TEREZINHA DE ITAIPU – A BR-277 vai receber um trecho de faixas adicionais em ambos sentidos de tráfego a partir do km 711+900, no perímetro urbano de Santa Terezinha de Itaipu, seguindo até o km 720+400. Um segundo trecho começa logo em seguida e vai até Foz do Iguaçu. Também serão construídos uma passarela no km 709+450 e um Parclo no km 719+100.
FOZ DO IGUAÇU – Outro trecho de faixas adicionais em ambos sentidos da BR-277 começa no km 720+400, ainda no território de Santa Terezinha de Itaipu, e segue até o km 727+600, dentro do perímetro urbano de Foz do Iguaçu. O município ainda vai ganhar um viaduto do tipo Diamante no km 725+650, e duas passarelas para pedestres no km 732, junto à aduana Brasil – Paraguai e à Ponte da Amizade.
LOTE – O edital do Lote 6 das concessões rodoviárias prevê também a duplicação da BR-277 desde o Trevo do Relógio, em Prudentópolis, até o trecho recém-duplicado pelo DER/PR em Cascavel, além de obras nas rodovias entre Cascavel e Pato Branco. Devem ser investidos cerca de R$ 12,6 bilhões em obras e R$ 7,4 bilhões em conservação e operação de tráfego nesta concessão de 662,10 quilômetros de rodovias federais e estaduais.
Confira neste mapa a localização das obras mencionadas neste texto.
Confira no edital todas as informações completas sobre as obras.