25 de fevereiro de 2024

Janeiro Branco: Diretoria de Saúde Mental irá reforçar ações de conscientização

Diretoria de Saúde Mental irá reforçar ações de conscientização durante o mês

A Diretoria de Saúde Mental de Foz do Iguaçu irá integrar a campanha Janeiro Branco, que alerta a sociedade e evidencia a importância dos cuidados com a mente. No próximo dia 25 de janeiro, os usuários do Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS) participarão da Terapia Comunitária Integrativa, que irá propor uma roda de conversa aos participantes.

Os cuidados com a temática também serão abordados nos demais equipamentos do setor, como o Centro Especializado em Reabilitação (CER-IV), Ambulatório de Saúde Mental, CAPS Infanto-juvenil e CAPS Álcool e Drogas.

De acordo com a diretora de Saúde Mental, Renata Carvalho, as equipes irão contribuir com informações, emissões de materiais com detalhes sobre o assunto e atividades lúdicas, como a entrega de balões.

“O Janeiro Branco é um reforço no trabalho anual de conscientização e tratamento que já realizamos por meio da Diretoria de Saúde Mental. Durante esse período, temos a oportunidade de atingir mais cidadãos, ajudando-os a entender que estamos aqui para ajudar”, disse Renata.

Diretoria de Saúde Mental

A Secretaria Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu possui diversas equipes que atendem por meio da Diretoria de Saúde Mental, reestruturada para oferecer um serviço ainda mais completo.

Os pacientes são encaminhados aos equipamentos via Unidade Básica de Saúde, conforme detalha o Protocolo de Saúde Mental, que redistribuiu a demanda de atendimentos e criou a Divisão de Apoio Matricial à Atenção Primária.

Ao todo, são mais de 12 mil pacientes ativos, acompanhados periodicamente pelas equipes multiprofissionais.