7 de outubro de 2024

Itaipu Parquetec celebra Dia Mundial do Turismo com palestra sobre inovação na ABAV Expo e marca 1º ano de sua Diretoria de Turismo

Diretoria de Turismo comemora um ano de realizações que impulsionaram inovação, inclusão e sustentabilidade no turismo do Paraná; será discutido sobre alguns dos projetos em painel na ABAV, nesta sexta-feira, 27 de setembro.

No Dia Mundial do Turismo, a Diretoria de Turismo do Itaipu Parquetec celebra um marco importante: seu primeiro ano de existência. Nestes 12 meses, a Diretoria trabalhou na estruturação da área, no estabelecimento de parcerias e na captação de ações que auxiliassem, para o agora ampliado cenário turístico da região, com projetos inovadores e sustentáveis, gerando impacto significativo na economia local e no fortalecimento da cadeia produtiva do turismo.

A data é marcada pela participação de Yuri Benites, diretor de Turismo do Itaipu Parquetec, em um painel especial na ABAV Expo, um dos maiores eventos do setor turístico, que este ano ocorre em Brasília, de 26 a 28 de setembro.

A convite da Embratur, Benites fala ao lado de painelistas do Turistech Hub e a Universidade Federal Fluminense (UFF), além da própria Embratur, sobre “Ecossistemas de Inovação e Turismo”. O foco é a união entre inovação, tecnologia e turismo para transformar o futuro do setor no Brasil.

“O turismo é o fenômeno humano que conecta pessoas e culturas, e a inovação é essencial para garantir sua sustentabilidade e competitividade”, comenta Yuri Benites. “Este primeiro ano da nossa Diretoria foi marcado por avanços significativos, desde o fortalecimento do nosso Complexo Turístico Itaipu (CTI), até a criação de novos projetos e desenvolvimento científico e tecnológico, mostrando como podemos integrar a academia, o setor público e o setor privado para alavancar a economia e gerar impacto positivo para as comunidades locais”, afirma o direto.

Programa de Inovação Aberta para o Turismo, Conecta Igu, é premiado durante Prêmio Iberoamericano de DTI, em Curitiba, em março de 2024. Créditos: Inove Fotografia

Inovação — Um dos destaques do primeiro ano da diretoria, e que é será ressaltado na fala do Yuri durante a ABAV, é o Conecta IGU, um programa de inovação aberta em parceria com a Embratur. O programa acelerou startups com soluções tecnológicas para o turismo, focadas em melhorias na emissão de vistos e na medição de fluxo de visitantes. Também será falado sobre a participação do Itaipu Parquetec junto à Embratur em dois grandes eventos do setor de tecnologias inovadoras, o Rio Innovation Week e o Web Summit Rio.

Outra ação estratégica, foi a abertura da estrutura de gestão e operação do CTI, de gestão do Itaipu Parquetec, tornando-se em um ambiente de sandbox, que permite a testagem e validação de tecnologias e soluções ainda em fase de desenvolvimento, geralmente apresentada por startups. O Smart CTI foi lançado durante o Web Summit Rio.

“Durante o Web Summit, lançamos o ‘Save the Date’ do Smart CTI, uma plataforma de inovação que transforma o Complexo Turístico Itaipu em um laboratório vivo para testar soluções sustentáveis, que reafirma nosso compromisso em viabilizar espaços que promovam o desenvolvimento tecnológico e por consequência auxilie na diversificação econômica, por meio do turismo”, destaca Benites.,

Ato de assinatura do edital do Circuito Cultural, durante evento de Entrega da Edificação do Mercado Público Barrageiro aos lojistas. Na foto estão Irineu Colombo, diretos superintendente do Itaipu Parquetec; Chico Brasileiro, prefeito de Foz do Iguaçu, Yuri Benites, diretor de turismo do Itaipu Parquetec; Marina Araldi, cantora e artista local; Carlos Carboni, diretor de coordenação e Enio Verri, diretor-geral brasileiro, ambos da Itaipu Binacional. Créditos: Itaipu Parquetec

Outras entregas da Diretoria de Turismo

Impacto no Turismo Regional — Com a ampliação da área de atuação da Itaipu Binacional, as ações voltadas para o fortalecimento do turismo regional tornaram-se um pilar estratégico. “Desde o incentivo a eventos e a criação de novos produtos turísticos, até o fortalecimento de instituições regionais, como a Adetur Cataratas e Caminho e o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros”, destaca Yuri. Um exemplo concreto dessa articulação é a criação da Rede Paranaense de Trilhas, iniciativa que promove a integração de trilhas de longo percurso, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do turismo na região.

O turismo náutico foi uma das prioridades da Diretoria neste primeiro ano. A integração dos municípios, por meio da criação do Fórum Permanente de Turismo Náutico do Lago de Itaipu, foi conduzida diretamente pelo Itaipu Parquetec em parceria com outras instituições, numa estratégia de fomentar a ocupação do lago e atrair para a região toda a infraestrutura que impulsiona a cadeia náutica. Durante esse período, foram realizadas 6 reuniões técnicas, 2 missões técnicas e 1 congresso. O apoio ao Foz Internacional Boat Show, que atraiu mais de 6 mil visitantes e gerou cerca de R$ 340 milhões em negócios, marcou o início desse movimento, fortalecendo a economia local e posicionando Foz do Iguaçu no cenário do turismo náutico brasileiro.

Além disso, a Diretoria de Turismo coordenou e apoiou mais de 40 eventos, nos mais diversos segmentos, como turismo religioso, cultural, científico e de negócios, que, juntos, somaram público de mais de 100 mil pessoas.

Cultura, Inclusão e Educação — Outro pilar fundamental da Diretoria foi a valorização da cultura local e a promoção da inclusão social. O primeiro e maior desafio foi a retomada de ações e parcerias que haviam sido descontinuadas. ”Voltamos a integrar o Conselho da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu e o Conselho Municipal de Patrimônio e Cultura, retomando seu papel ativo na preservação e promoção da herança cultural da região. Iniciativas como o Natal de Águas e Luzes de 2023, o evento itinerante Energia de Natal, e a exposição ParanÁfrica, realizada em novembro de 2023 em Curitiba, destacaram a riqueza cultural da região”, comenta o diretor.

A reestruturação do Mercado Público de Foz, agora nomeado Mercado Barrageiro, apresentou um desafio significativo devido à sua complexidade e histórico. “Foram necessárias reformas, estudos e novas implementações para revitalizar este importante espaço, que servirá como um equipamento gastronômico, turístico e cultural”, explicou Aline Teigão, gerente de Iniciativas de Turismo da Itaipu Binacional.

Além das melhorias de infraestrutura e abastecimento, foi desenvolvido um projeto de ocupação cultural, que resultará em um edital de seleção de artistas locais para que possam apresentar seus trabalhos no mercado pelos próximos três anos. Atualmente, o mercado está na fase de montagem das lojas pelos permissionários, e sua inauguração atenderá a um desejo antigo da comunidade, consolidando uma promessa de longa data.

Além disso, o fomento ao empreendedorismo de jovens foi uma prioridade, com apoio a eventos como o Startup Weekend e o Hackatour Cataratas, proporcionando uma plataforma para jovens inovadores apresentarem suas ideias e impulsionarem novas oportunidades de negócios.

Planos para o futuro — A Diretoria de Turismo do Itaipu Parquetec planeja a expansão de suas iniciativas, com foco na consolidação de tecnologias sustentáveis e inovadoras que promovam o desenvolvimento do turismo. “Nosso objetivo é continuar impulsionando o turismo local com soluções tecnológicas que integrem sustentabilidade e transformação digital, respondendo aos desafios globais e regionais,” conclui Benites.

Entre as próximas ações que serão desenvolvidas, a de maior projeção é o Observatório Nacional de Turismo, uma parceria entre o Ministério do Turismo(MTur) e o Itaipu Parquetec, tem como objetivo monitorar, analisar e divulgar dados estratégicos sobre o setor de turismo no Brasil. Essa colaboração fortalece a capacidade de gerar informações relevantes para subsidiar políticas públicas, promover o desenvolvimento sustentável e ampliar o papel do turismo como motor econômico.

Através de análises detalhadas sobre tendências de mercado, perfil de turistas e impactos socioeconômicos, o Observatório se torna uma ferramenta essencial para gestores, empreendedores e pesquisadores tomarem decisões mais assertivas, impulsionando o setor de maneira integrada e inovadora e, por consequência, consolidando Foz do Iguaçu como ator estratégico nas discussões do turismo nacional.