24 de abril de 2024

IPTU 2024: Prazo para pagamento à vista ou primeira parcela vence nesta sexta-feira (22)

Encerra na sexta-feira (22) o prazo para pagamento em cota única ou da primeira parcela do IPTU 2024 – Imposto Predial e Territorial Urbano. Os boletos estão disponíveis no site da Prefeitura de Foz do Iguaçu através do link: http://www2.pmfi.pr.gov.br/24horas/Dividas/frmTrib2ViaCarne.aspx. Basta digitar o número da inscrição imobiliária e selecionar a opção desejada. 

O contribuinte pode ainda retirar o boleto de forma presencial na Secretaria da Fazenda, mas para isso é necessário o agendamento prévio pelo Whatsapp (45) 98402-3239.

De acordo com os dados do Cadastro Imobiliário, Foz do Iguaçu tem mais de 149 mil imóveis aptos à cobrança do imposto.

O IPTU pode ser pago em cota única com 10% de desconto ou parcelado em até 10 vezes, desde que o valor mínimo por guia não seja inferior a uma Unidade Fiscal- UFFI (R$ 111,87). 

As demais parcelas terão vencimentos nos dias 15 dos meses subsequentes. Quando a data coincidir com feriados e finais de semana o pagamento deve ser efetuado até o próximo dia útil.

Conforme explica Salete Horst, secretária da Fazenda, o contribuinte que pagou a vista o IPTU nos últimos anos também terá direito a uma bonificação. “Terá direito a bonificação progressiva aqueles que recolheram o imposto nos anos anteriores em cota única. A bonificação é de 2,5% ao ano. Acumula-se a bonificação progressiva até o limite de 15%”.

O IPTU das casas, prédios ou estabelecimentos comerciais é calculado com base no valor venal do imóvel, que é o preço da propriedade estabelecido pelo Poder Público. Sobre o valor venal foram aplicadas as seguintes alíquotas: imóvel edificado (Predial) de 1,0% e para imóvel não edificado (Territorial) foram de 2,0%.

Taxa de lixo

O valor da taxa de lixo é lançado separadamente. “O contribuinte deve ficar atento ao emitir as guias do IPTU e da Coleta de Lixo. São tributos diferentes com lançamentos separados”, lembra o diretor de Arrecadação e Tributos, Célio Lazarin.

Isenção de IPTU

Os pedidos para isentar o IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) poderão ser solicitados a partir do dia 23 de março de 2024. O prazo para requerer o benefício tributário vai até 23 de maio do mesmo ano. O pedido de isenção poderá ser protocolado tanto presencialmente quanto pelo site da prefeitura. O link para protocolo digital será disponibilizado no dia 23 de março.

Para abertura de protocolo de forma presencial na Secretaria da Fazenda é preciso agendar o atendimento com antecedência pelo WhatsApp (45) 98402-3239. As mensagens são respondidas por ordem de recebimento, no horário de atendimento da secretaria: das 07h30 às 13h30.