20 de abril de 2024

Inclusão: Autistas entram de graça e pais pagam R$ 10 para visitar o Complexo Dreams e o Eco Park

Em celebração ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, nesta terça-feira (2), pais, terapeutas ou acompanhantes de crianças e adultos autistas pagam R$ 10 para visitar cada atrativo do Complexo Dreams Park Show, em Foz do Iguaçu. A campanha também é válida para o Eco Park.

O autista já tem entrada free em qualquer um dos atrativos do parque desde 2023 quando o Complexo recebeu o título de “Empresa Amiga da Pessoa Autista”, concedida pela Organização Neurodiversa pelos Direitos das Pessoas Autistas (ONDA), entidade de caráter social, cuja missão é aprimorar a qualidade de vida dessas pessoas.

Para receber o benefício é preciso apresentar a Carteira da Pessoa Autista ou um laudo médico.

“Já concedemos gratuidade à adultos e crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), mas para estimular a inclusão resolvemos oferecer uma tarifa especial para os familiares que desejarem desfrutar de momentos de felicidade e lazer no nosso parque”, explicou a gerente Comercial do Dreams, Sabrina Akl.

Preparado
Tanto o Complexo Dreams quanto o Eco Park têm equipe capacitada para um “olhar” e um atendimento humanizado bem como entender seus direitos. Entre eles, preferência no atendimento.

Os parques também têm uma comunicação interna inclusiva e disponibiliza equipamentos individuais que oferecem mais conforto durante a visita nos cinco atrativos. Sobretudo àqueles com sensibilidade a ruídos.

Caso desejarem, podem solicitar um cordão para serem identificados durante a visita e, assim, facilitar a comunicação.

No dia 2, em especial, as cortinas do Museu de Cera, que separam os ambientes, estarão abertas para evitar atrito e o volume da música do parque será reduzido para garantir mais conforto durante o passeio.

Segundo a advogada Aline Milanez, mãe do Joaquim, essas ações fazem muita diferença na vida da pessoa autista, mas sobretudo, dos familiares.

Autismo
O autismo é resultado de alterações físicas e funcionais do cérebro e está relacionado ao desenvolvimento motor, da linguagem e comportamental.

O TEA afeta adultos e crianças. E graças ao avanço dos diagnósticos, o número de pessoas dentro do espectro aumentou consideravelmente. De acordo com dados do IBGE, há pelo menos 2 milhões de autistas no Brasil e com tendência de crescimento.

Entre os sinais mais comuns do autista estão a dificuldade de comunicação e interação social, interesses restritos e comportamentos repetitivos. Incluindo também o contato visual direto.

Mais informações no site: www.dreamsparkshow.com.br