Holandesa fatura ouro e quebra recorde olímpico na maratona em Paris
A holandesa Sifan Hassan usou seu famoso tiro tardio para vencer a maratona feminina nos Jogos Olímpicos de Paris neste domingo (11), adicionando o ouro às suas medalhas de bronze nos 5.000 e 10.000 metros mais cedo na semana.
Hassan brigou com Tigst Assefa, da Etiópia, e conseguiu se distanciar na reta final, cruzando a linha de chegada em um tempo recorde olímpico de duas horas, 22 minutos e 55 segundos.
Assefa, três segundos atrás dela, levou a prata e Hellen Obiri, do Quênia, levou o bronze em 2h23min10s.
A vitória de Hassan coroou uma agenda olímpica exaustiva, já que a atleta de 31 anos se tornou a primeira atleta a ganhar medalhas em todos os três eventos de distância em uma única Olimpíada desde o tcheco Emil Zatopek, em 1952.
“Sinto como se estivesse sonhando”, disse Hassan. “No final, pensei: ‘Isso é apenas uma corrida de 100 metros. Vamos, Sifan. Mais uma. Apenas sinta, como alguém que corre 200 metros.”
No início desta semana, Hassan disse que terminar a maratona é “uma espécie de inferno”, e, neste domingo (11), ela desmaiou após a linha de chegada. Ao se levantar, sorriu e acenou para a multidão que a aplaudia.
“A cada passo eu me desafiava, e agora sou muito grata por não ter me esforçado muito na pista. Eu estava com medo desta corrida”, disse ela depois.
* É proibida a reprodução deste conteúdo.