22 de maio de 2024

Hemonúcleo de Foz envia bolsas de sangue para o Rio Grande do Sul

O Hemonúcleo de Foz do Iguaçu fez parte da rede de apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do Paraná ao estado do Rio Grande do Sul (RS). A unidade iguaçuense encaminhou 104 bolsas, que se juntaram a outras 196, totalizando 300 bolsas de sangue e seis de plaquetas concentradas aférese para reforçar o sistema público do Estado, que enfrenta calamidade pública por causa de enchentes. O despacho ocorreu via Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar).

Segundo o gerente do Hemonúcleo, Félix Laber, a unidade fez o envio das bolsas à Curitiba, que de lá foram direcionadas ao RS na quinta-feira, dia 9. “Vimos a grande rede de solidariedade que se formou no país, e saber que também podemos ajudar com o nosso trabalho aqui, nos enche de orgulho”, comentou Félix.

As bolsas de sangue já foram preparadas para uso, facilitando o atendimento dos pacientes gaúchos. Ao todo, o Paraná doou 140 bolsas de sangue tipo B positivo, 50 bolsas de A negativo, 60 de A positivo, 20 de AB negativo, cinco de O negativo e 25 de O positivo. Só esta quantidade poderá salvar até 150 vidas.

Com informações da AEN.