29 de fevereiro de 2024

GT Itaipu-Saúde reativa comissão técnica de Saúde Indígena

Decisão foi anunciada na 193ª reunião do grupo, na última terça-feira (18).

GT Itaipu-Saúde reativa comissão técnica de Saúde Indígena

A reativação da Comissão Técnica de Saúde Indígena no Grupo de Trabalho Itaipu-Saúde foi um dos destaques da 193ª reunião do grupo, realizada na última terça-feira (18), no Auditório Integração, dentro da usina. Cerca de 90 brasileiros, paraguaios e argentinos participaram do encontro e apresentaram os projetos em andamento.

O GT conta ainda com as comissões técnicas de Vigilância em Saúde e Rede de Informações; Endemias e Epidemias; Saúde Materno-Infantil; Saúde Mental; Doenças Crônicas; e Promoção, Educação e Comunicação em Saúde.

“A proposta de reativar a comissão de Saúde Indígena é trazer contexto de interculturalidade”, disse Kleber Vanolli, coordenador suplente do GT e gerente da Divisão de Iniciativas de Responsabilidade Social da Itaipu Binacional, margem esquerda. “A proposta é que todas as comissões possam atuar de forma ainda mais integrada e com mais agilidade, principalmente em assuntos relacionados à saúde na fronteira”, destacou.

Segundo ele, equalizar os trabalhos nas Três Fronteiras com o objetivo de constituir uma maior articulação entre as autoridades sanitárias do Brasil, Paraguai e Argentina, e orientando a binacional nas intervenções na área da saúde nos três países, é o cerne do GT.

Alguns dos temas apresentados na reunião foram a capacitação para Agentes Comunitários em Saúde com relação à saúde materno-infantil, o projeto de monitoramento da dengue, que em breve deverá ser levado para outros países e a submissão do projeto “Conhecimento das práticas e intercâmbio de experiências das equipes da atenção primária em relação às doenças crônicas” na plataforma Brasil.

Preparativos
Para comemorar os 20 anos do GT-Saúde, está sendo organizado um Encontro Trinacional no dia 9 de agosto. Criado em 2003, o GT Itaipu-Saúde já realizou mais de 100 projetos e ações, com mais de 40 parceiros, capacitando e qualificando profissionais da saúde, educação e trânsito entre outras.