16 de junho de 2024

Fragmento de cometa ilumina céu da Espanha e de Portugal



Um fragmento brilhante de cometa iluminou os céus de partes da Espanha e de Portugal à noite deste sábado (18), de acordo com a Agência Espacial Europeia (ESA), em um espetáculo natural que um morador de Lisboa disse ter parecido a cena de um filme.

Na manhã deste domingo (19), a ESA compartilhou no X um vídeo capturado por sua câmera do que descreveu como um “meteoro deslumbrante” sobre os céus da cidade espanhola de Cáceres, perto da fronteira com Portugal.

☄️😍 ESA’s fireball camera in Cáceres, Spain, spotted this stunning meteor last night!Our Planetary Defence Office are currently analysing the size and trajectory of the object to assess the chance that any material made it to the surface.Credit: ESA/PDO/AMS82 – AllSky7 pic.twitter.com/gSU4unncQW
— ESA Operations (@esaoperations) May 19, 2024

Mas mais tarde a agência disse que parecia ser um “pequeno pedaço de cometa” e não um meteoro, estimando que o objeto voou sobre Espanha e Portugal a uma velocidade de 45 quilômetros por segundo antes de queimar sobre o Atlântico.

“A probabilidade de serem encontrados meteoritos é muito baixa”, disse a ESA.

Em ambos os países, vídeos filmados em várias cidades e vilas se tornaram virais nas redes sociais, mostrando o objeto cruzando o céu noturno em alta velocidade e iluminando-o em tons brilhantes de azul e verde.

O observatório astronômico espanhol Calar Alto também disse que uma análise preliminar do Instituto de Astrofísica da Andaluzia revelou que o objeto tinha uma “origem cometária”.

Bernardo Taborda, de 31 anos, morador de Lisboa, disse à Reuters que estava passeando pela cidade com amigos quando o céu de repente ficou verde brilhante: “Quase parecia dia… todos olhamos para trás e vimos isso”.

“Parecia um filme, todos olhamos uns para os outros e ficamos atordoados”, disse Taborda. “Foi incrível.”

*Reportagem adicional de Eleanor Whalley e Kinda Makieh

É proibida a reprodução deste conteúdo