19 de julho de 2024

Foz do Iguaçu vive uma pandemia de fome, afirma Luiz do PT

Foz do Iguaçu vive uma pandemia de fome, afirma Luiz do PT

Candidato a deputado estadual propõe a criação de restaurantes populares; hospital infantil é outro projeto que ele defende.  

O candidato a deputado estadual Luiz do PT, do Partido dos Trabalhadores, foi entrevistado nesta quarta, 14, na série 2 em 1, do H2FOZ e Rádio Clube FM 100.9. Ele afirmou que vivencia os problemas de Foz do Iguaçu diariamente, por ser usuário de serviços públicos como transporte coletivo e saúde.

Ser deputado, disse, é defender a cidade fora dela. Foz do Iguaçu perdeu dois representantes na Assembleia Legislativa que não cumpriram os mandatos para disputarem a prefeitura, resgatou, referindo-se a Reni Pereira e Chico Brasileiro, ex e atual prefeito. “Eu tenho esse compromisso. Sou o único candidato a deputado estadual do PTem Foz do Iguaçu. Sou candidato do Lula na cidade”, frisou.

“Precisamos construir em Foz do Iguaçu um teatro municipal. Não só o prédio, mas uma fundação que também tenha braços nos bairros”, defendeu, para as crianças aprenderem musicalização, teatro, balé e outras artes, propôsLuiz. “Tudo é na Praça da Paz [eventos culturais], mas com a precariedade do transporte público o povo não vai”, avaliou.

Luiz do PT informou ter 13 projetos em pauta, destacando a criação de restaurantes populares para garantir a segurança alimentar. “Comer é o mínimo que o Estado pode garantir às pessoas”, salientou. Para ele, a necessidade da população favorece práticas questionáveis, sendo do poder públicoo dever de tomar frente para resolver o problema da fome.

Os restaurantes seriam “um na região do Bubas e outro na região Norte”, destacou. É importante comer e comer bem, e desse modo se investe na agricultura familiar, agroecologia, do agricultor local, realçou Luiz do PT. Outra de suas propostas é a criação de um hospital da criança, inclusive com UTI pediátrica, um meio de desafogar as unidades de pronto atendimento.

Segundo o candidato, a sua geração precisava ir estudar fora por falta de cursos, ao contrário de hoje, com a Unila e Unioeste. Porém, fez um contraponto ao dizer que atualmente a juventude está indo embora de Foz do Iguaçu porque se forma e não encontra emprego. Luiz do PT defendeu o projeto de um hospital veterinário público em Foz do Iguaçu, também para atender a fauna silvestre.

Sobre informações financeiras à Justiça Eleitoral, expôs que “a gente declara o que tem. Eu não tenho.Moro de aluguel”, justificou Luiz. Ele calcula em R$ 16 mil os gastos de campanha, oriundos do fundo partidário. “Venho fazendo um trabalho de dois anos, e isso dá um recall muito bom.”

Perfil Luiz Henrique Dias, o Luiz do PT, tem 40 anos, nasceu em Foz do Iguaçu, é professor. Em 2020, concorreu a prefeito de Foz do Iguaçu e, no ano seguinte, assumiu o cargo de diretor de Administração da Câmara de Vereadores, afastando-se para disputar o pleito deste ano.