22 de maio de 2024

Foz do Iguaçu sedia encontro sobre tecnologia do Conselho de Secretários de Educação

Reunião Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em Pernambuco

O Paraná recebe nesta semana o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), que acontece de 15 a 17 de maio, no Centro de Convenções do Hotel Grand Carimã, em Foz do Iguaçu, no Oeste. Será o primeiro encontro presencial do Grupo de Trabalho (GT) na área de tecnologia. O evento busca explorar desafios e boas práticas nas redes públicas de ensino, com a presença de secretários, técnicos dos estados e especialistas.

Os secretários Alan Porto (MT), Hélvia Paranaguá (DF) e Fábio Vaz (TO), que coordenam o tema no Consed, estarão presentes. Numa agenda com painéis e compartilhamento de práticas, o GT vai discutir estratégias para uma educação mais conectada e eficaz. No primeiro dia, secretários estaduais de Educação, entre eles Roni Miranda, do Paraná, e representantes do Ministério da Educação (MEC) coordenarão as discussões.

Nos demais dias da programação, serão abordados temas como infraestrutura tecnológica e gestão de tecnologias educacionais. Especialistas vão compartilhar insights sobre o uso de softwares e dados na educação. O destaque será a mesa sobre Infraestrutura Pública Digital, na qual vão ser discutidas estratégias para maximizar o uso de tecnologia na educação. Os participantes também terão momentos de integração, favorecendo networking e troca de ideias.

Ao promover o encontro no Estado, a Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) atuou como parceira do GT de Tecnologia do Consed, que também teve o apoio  a Coalizão Educação Tec., formada pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB

Ao longo do evento, Roni Miranda apresentará aos participantes as experiências e os materiais que têm possibilitado aos estudantes da rede pública estadual do Paraná a vivência e o aprendizado nos campos da robótica e da educação gamificada. “Os secretários de todo o País poderão conhecer de perto as tecnologias educacionais empregadas na educação do Paraná e o impacto positivo que tais recursos podem exercer no processo de aprendizado”, afirma.

Viabilizadas para facilitar a prática pedagógica, as plataformas digitais de aprendizagem incorporam variedade de recursos interativos, como vídeos e quizzes, ampliando as oportunidades educacionais e tornando a jornada de aprendizado mais envolvente, flexível e personalizada.

Reunião Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em Pernambuco

Esses avanços na educação pública e a importância da tecnologia nas atividades regulares e extracurriculares dos alunos, além dos materiais utilizados nas escolas estaduais, serão apresentados pelo secretário ao longo do evento. Entre eles, estão o uso dos Educatrons (compostos por smart TV 43”, computador, webcam, microfones, teclado com mouse pad e pedestal regulável), onde são exibidos vídeos, imagens e experiências, que proporcionarão aos visitantes uma visão abrangente das atividades desenvolvidas para cerca de 1 milhão de alunos.

COMPONENTE DE PROGRAMAÇÃO – Inserida no currículo escolar da rede de ensino do Paraná em 2021 a unidade curricular de Programação visa a formação de estudantes na área de tecnologia e inovação, para o desenvolvimento de projetos significativos à comunidade, dando oportunidade ao protagonismo do estudante na aplicação de estratégias para resolução de problemas, nas suas práticas escolares e vivências pessoais.

O objetivo é capacitar jovens em tecnologia, sobretudo em conteúdos de programação, por meio do recurso Alura, contemplando o Pensamento Computacional, a Cultura e o Letramento Digital dos estudantes do Ensino Fundamental e Médio, que estão cada vez mais conectados e imersos em tecnologias digitais. No ano passado a Seed-PR adquiriu mais de 120 mil equipamentos de informática, investindo em computadores, tablets e chromebooks, que foram distribuídos para todas as escolas estaduais.