19 de julho de 2024

Foz do Iguaçu estreita relações com a China para promoção do Turismo

Foz do Iguaçu estreita relações com a China para promoção do Turismo

As relações diplomáticas e de cooperação entre Foz do Iguaçu e a República Popular da China estão sendo fortalecidas com a participação do município na Aliança Internacional de Turismo das Cidades da Rota da Seda.

O convite para integrar a aliança, que conta com a participação de 32 cidades pelo mundo, foi entregue nesta quarta-feira (09) ao prefeito Chico Brasileiro pelo diretor geral do Networks of International Culturalink Entities (NICE) do Ministério da Cultura e Turismo da China, Sr. Wan Ting, e sua comitiva.

O NICE, que se assemelha à Embratur no Brasil, tem estabelecido parcerias para a promoção do turismo internacional, baseado no princípio da sinergia e do intercâmbio. A parceria está sendo construída com apoio da Embaixada da China no Brasil.

Aliança

Foz do Iguaçu é a única cidade das Américas a integrar esta aliança, que visa o desenvolvimento turístico mais inclusivo e sustentável por meio de fóruns internacionais, promoções conjuntas e desenvolvimento de recursos humanos, entre outras atividades.

Durante o encontro, o prefeito Chico Brasileiro ressaltou a parceria com a China e a intenção de estreitar as relações com o país asiático para a promoção do Destino Iguaçu. “Foz tem uma interação muito produtiva com a China e temos o maior interesse em fortalecer esses laços. Recebemos pessoas do mundo inteiro aqui, pessoas de 155 países já passaram pelos nossos atrativos este ano e queremos trabalhar juntos com o mercado chinês para potencializar ainda mais o turismo”, disse.

O diretor geral do NICE do Ministério da Cultura e Turismo da China, Sr. Wan Ting, disse que integrar Foz do Iguaçu à Aliança Internacional simboliza a amizade e a cooperação entre Brasil e China. “A aliança tem grande significado, não apenas para a China, mas para as relações internacionais com diversos países. Essa parceria visa estabelecer a cooperação no setor turístico, para que possamos apresentar Foz do Iguaçu na China”, comentou.

A formalização da aliança acontecerá no dia 1º de setembro em um evento na China, que contará com a presença do secretário de Turismo e Projetos Estratégicos do Município, André Alliana, e do diretor de Assuntos Internacionais de Foz do Iguaçu, Jihad Ahmad Abu Ali.

Foz do Iguaçu já realiza parcerias com a China para promoções de eventos, como o “Ano Novo Chinês”, com objetivo de promover o intercâmbio cultural com a comunidade, além de ressaltar as riquezas de cada país.

Presenças

Participaram do encontro nesta quarta-feira, no gabinete do Prefeito, o secretário de turismo André Alliana, o diretor de Assuntos Internacionais de Foz do Iguaçu, Jihad Ahmad Abu Ali, e a comitiva chinesa, representada pelas seguintes autoridades: Sr. SHU Jianping, Ministro-conselheiro da Cultura e Turismo da Embaixada da China no Brasil; Sr. LU Feng, funcionário do Networks of International Culturalink Entities (NICE) e Sr. Sun Lidong, Diretor Cultural do Ibrachina.