16 de junho de 2024

Foz do Iguaçu Celebra Dia Mundial do Meio Ambiente com Plantio de Árvores

Evento de plantio contará com a presença de autoridades estaduais e membros da comunidade

A Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) e em parceria com o Instituto Água e Terra (IAT), realizará um evento em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, no dia 5 de junho.

O local escolhido para a ação será a área verde municipal localizada no Bairro Vila C, na Rua Goiânia, em frente ao nº 113, ao lado do antigo estacionamento da Itaipu Binacional. O início do evento está programado para as 15h30, com o plantio de 100 mudas de árvores de espécies nativas da floresta estacional semidecidual e da Mata Atlântica, incluindo Bauhinia forficata (Pata de vaca), Handroanthus impetiginosus (Ipê roxo), Tabebuia roseoalba (Ipê branco), Anadenanthera peregrina (Angico-vermelho), Inga virescens (Ingá), entre outras.

O evento contará com a presença de autoridades do governo estadual, como o Secretário Estadual de Desenvolvimento Sustentável, Everton Luiz da Costa Souza, o Diretor de Parques e Áreas Naturais do IAT, Rafael Andregheto, e o Chefe do Escritório Regional do IAT em Foz do Iguaçu, Carlos Píton, além de outros representantes da equipe técnica do IAT.

Haverá também a participação de representantes da comunidade, por meio da Associação de Moradores do Bairro Itaipu C e da Escola Municipal Arnaldo Isidoro de Lima, com a presença da turma do quinto ano.

Até o momento, a SMMA já realizou o plantio de mais de 33.000 árvores em canteiros centrais, avenidas, praças, áreas de preservação permanente e áreas verdes. Muitos desses plantios foram feitos em parceria com várias instituições, destacando-se o IAT, que doa anualmente ao Horto Municipal mudas de espécies nativas mantidas na estufa e no viveiro para posterior utilização pelo município em plantios de restauração florestal.

As ações de plantio realizadas pela SMMA incluem compensações ambientais de empreendimentos municipais licenciados junto ao IAT, como o prolongamento da Av. João Paulo II, o prolongamento da Avenida Safira e a revitalização da Avenida J.K, que geraram a obrigação de plantio compensatório.