21 de julho de 2025

Foz do Iguaçu amplia malha aérea e ganha dois novos voos

AEROPORTO

Voos diretos para Brasília e Fortaleza, serão possíveis a partir de outubro e novembro

A malha aérea de Foz do Iguaçu segue em expansão. A partir de outubro, o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu ganhará uma nova rota direta para Brasília, com sete frequências semanais operadas pela companhia aérea Latam. Já em novembro, será a vez de Fortaleza entrar na lista de conexões diretas, com um novo voo operado pela Gol Linhas Aéreas.

As novidades fazem parte da estratégia da Gestão Integrada do Turismo e do trabalho da Secretaria Municipal de Turismo para ampliar a conectividade aérea da cidade e consolidar o destino como um dos principais polos turísticos do Brasil e da América do Sul.

Para o secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Jin Petrycoski, os voos diretos representam o início do cumprimento de uma das metas da gestão: o aumento da conectividade aérea de Foz. “Brasília é um dos principais centros de conexão do país, com grande potencial para captar turistas de diversas regiões. Já Fortaleza nos conecta diretamente ao Nordeste e ao fluxo turístico litorâneo. São voos que reforçam nossa presença em dois pontos importantes do Brasil e ampliam as possibilidades de acesso ao nosso destino para diferentes perfis de viajantes”, explica o secretário.

Segundo Jin, a equipe técnica da pasta já está iniciando um pacote de ações promocionais voltadas para os dois novos mercados atendidos, além de seguir buscando novas oportunidades junto às companhias aéreas. “Nosso objetivo é ampliar a malha aérea e a presença de Foz do Iguaçu nas principais capitais do Brasil e do mundo. Com cada nova rota, reforçamos nosso posicionamento como um destino competitivo, acessível e preparado para receber”, completa Petrycoski.

A diretora de Promoção, Marketing e Eventos da Secretaria de Turismo, Jakline Broco, também explica que o trabalho de captação de voos está alinhado a estratégias de promoção do destino em feiras, campanhas digitais e articulações com operadoras de turismo. “Ao mesmo tempo em que buscamos atrair novas rotas, também vamos investir na divulgação desses voos nos mercados emissores. Assim, conseguimos não apenas mais conexões, mas também maior ocupação nos voos e crescimento real no fluxo de turistas”, afirma. 

Consultoria especializada em malha aérea

Para qualificar ainda mais essa frente de atuação, Foz do Iguaçu também conta com a consultoria especializada do executivo Gianfranco “Panda” Beting, fundador da Azul Linhas Aéreas e referência no setor aéreo brasileiro. Contratado com recursos do Fundo Iguaçu, Beting colabora com diagnósticos e estratégias de expansão da conectividade aérea de Foz, em parceria com a Secretaria de Turismo e o Visit Iguassu, por meio da Gestão Integrada do Turismo.

Voos extras nas Férias

Durante as férias escolares de julho, Foz do Iguaçu também registra um aumento nas operações sazonais. A Azul Linhas Aéreas oferece voos extras para Recife, com dez pousos e dez decolagens entre os dois destinos, às quartas-feiras e domingos, até o final de agosto. Os horários são às 17h30 (quartas) e 6h50 (domingos).

Além disso, a companhia JetSmart ampliou de três para quatro as frequências semanais do voo internacional entre Foz do Iguaçu e Santiago do Chile durante o mês, reforçando a procura internacional pelo destino.