18 de abril de 2024

Foz conquista dois troféus no Prêmio Ibero-Americano de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI)

Foz conquista dois troféus no Prêmio Ibero-Americano de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI)

Foz do Iguaçu conquistou dois troféus no Prêmio Ibero-Americano de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) e se destacou como recordista brasileira com a apresentação de seis projetos finalistas no evento, que reuniu dos dias 17 a 19 de março, em Curitiba, as melhores iniciativas do país, do Uruguai, Argentina, Peru, Colômbia, México e Chile.

Os títulos foram entregues ao Parque Tecnológico Itaipu (PTI), pela iniciativa “ConectaIGU”, na categoria Inovação, e ao Sebrae, pela “Jornada de Desenvolvimento de Produtos Turísticos de Experiência”, em Tecnologia e Gestão de Dados. A estratégia do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas também contou com apoio da prefeitura.

Além das duas honrarias, Foz se destacou por ser a cidade brasileira com maior número de projetos finalistas ao prêmio, entre eles o  Sistema de Inteligência Turística de Foz do Iguaçu ( Profissionalização da Gestão Turística no Destino) e o Foz Conhecendo Foz, da Secretaria de Turismo e Projetos Estratégicos, o CTI Acessível (PTI) e  Estratégia de Destinos Turísticos Inteligentes (Sebrae).

Os secretários de Turismo, André Alliana e de Tecnologia da Informação, Evandro Ferreira participaram da cerimônia e representaram a prefeitura. 

Premiados

A “Jornada de Desenvolvimento de Produtos Turísticos de Experiência”  desenvolvida pelo Sebrae Nacional tem como objetivo fortalecer a atuação da instituição nos territórios turísticos por meio de uma rede de agentes de turismo que apoiou os gestores estaduais dentro das iniciativas e projetos vigentes e fomentaram o desenvolvimento de produtos turísticos de experiência, melhorando o ambiente de negócios para as empresas e melhorando o destino como um todo, tanto para o morador, quanto para o turista.

A ação foi desenvolvida entre 2022 e 2023 e capacitou as microempresas para elaborarem novos roteiros e produtos turísticos relacionados à promoção de experiências, atributo preconizado pelo Ministério do Turismo para contribuir para a competitividade dos destinos brasileiros desenvolvendo “territórios turísticos sustentáveis que proporcionam experiências inesquecíveis em toda a jornada do turista”.

“Conquistar um prêmio dessa envergadura é um reconhecimento da qualidade e relevância da atuação do SEBRAE Paraná; essa conquista não apenas enaltece o trabalho dos atores, mas também valoriza o ecossistema local, impulsiona o destino turístico, inspira empresários a investirem em inovação e fortalece a comunidade”, pontuou Maísa Silvestre, gestora de Projetos em Turismo e Smart Cities do SEBRAE/PR.

ConetaIGU

O turismo brasileiro será transformado por meio da inovação! A afirmação é do diretor de turismo do Parque Tecnológico Itaipu, Yuri Benites. “O PTI enquanto demonstra os bons resultados de toda pesquisa e desenvolvimento de tecnologias voltadas ao turismo”, comenta o diretor. “O ConectaIGU, realizado em parceria com a Embratur, está acelerando startups que propõem soluções inovadoras com o uso da tecnologia para os atender aos desafios do setor turístico no Brasil. As startups estão na fase de homologação para testes e validações das tecnologias em ambiente reais”, pontuou.

“Nosso objetivo é desenvolver indicadores que acompanhem o fluxo turístico, possibilitando a análise do comportamento dos visitantes e a identificação de oportunidades de crescimento para o setor”, complementou.

Avanço

O protagonismo de Foz do Iguaçu na premiação reflete a parceria e integração das instituições da cidade na promoção do destino, com a articulação de ações que beneficiam moradores e turistas.

“Todas essas iniciativas estão interligadas e se conversam entre si, e essa conexão orgânica prepara o município para se transformar em um destino turístico inteligente. Temos um potencial incrível e uma gestão comprometida em transformar a cidade em referência turística inteligente no mundo”, reforçou o secretário de Turismo e Projetos Estratégicos, André Alliana.

Além de já ter conquistado o distintivo como cidade destaque DTI, Foz também recebeu no ano passado o selo ouro de ‘Boas Práticas em Cidades Inteligentes’, da plataforma Connected Smart Cities (CSC) e da Consultoria SPIn Soluções Públicas Inteligentes.

DTI

O termo DTI é uma estratégia adotada pelo Ministério do Turismo que busca incentivar os municípios a avançarem na execução de iniciativas para aperfeiçoar, em várias áreas, os destinos do país.

Para conquistar o distintivo, é necessário cumprir vários critérios e etapas da estratégia, entre elas, oferecer espaço turístico inovador, acessível a todos, consolidado sobre uma infraestrutura tecnológica que garante o desenvolvimento sustentável do território, que facilita a interação e integração do visitante com o entorno e incrementa a qualidade da sua experiência no destino e a qualidade de vida dos residentes.