21 de fevereiro de 2024

Força Aérea participa de buscas por avião desaparecido na Serra do Mar

Estavam dentro do avião desaparecido o piloto e dois passageiros, estes últimos servidores do estado

Força Aérea participa de buscas por avião desaparecido na Serra do Mar

A Força Aérea Brasileira (FAB) enviou um avião para participar das buscas pela aeronave que desapareceu, na Serra do Mar, no Paraná, nesta segunda-feira (03). Estavam dentro do avião desaparecido o piloto e dois passageiros, estes últimos servidores do Governo do Paraná.

Em nota, a FAB explicou que o Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico (Salvaero) está responsável por coordenar as operações de buscas aéreas na região e foi notificado sobre o desaparecimento da aeronave no início da tarde.

“Por volta das 16h30, uma aeronave SC-105 Amazonas, do Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2º/10º GAV) – Esquadrão Pelicano, decolou de Campo Grande (MS) para atuar nas buscas. Elas serão iniciadas assim que a aeronave se aproximar da região, estendendo-se, inclusive, durante a noite”, informou na nota.

Desaparecidos

O piloto do avião que desapareceu na Serra do Mar, no Paraná, trata-se de Jonas Borges Julião. Os outros dois passageiros, que são servidores do Governo do Paraná, são Heitor Genowei Junior, superintendente do Viaje Paraná, divisão da Secretaria de Estado do Turismo; e Felipe Furquim, diretor da Casa Civil na região noroeste.

Veja quem são os servidores e piloto que estavam no avião que desapareceu no Paraná

A aeronave seguia em direção ao Litoral do Paraná, perdeu comunicação e desapareceu na tarde desta segunda-feira (3). De acordo com o Corpo de Bombeiros, a aeronave saiu de Umuarama, no Noroeste do estado, com direção a Paranaguá.

A solicitação aos Bombeiros a respeito do desaparecimento da aeronave aconteceu por volta das 14h. Segundo informações iniciais, o avião teria desaparecido do radar às 10h14, na região da Limeira, atrás da Serra da Prata, em Guaratuba, no litoral do estado. A previsão de chegada era às 10h24.

“Assim que o Estado soube que o avião saiu da rota e não chegou ao seu destino foram realizadas buscas, em apoio ao Cindacta, com os helicópteros Falcão 12 (BPMOA) e Resgate 04 (Casa Militar), mas nada foi localizado”, informou o Governo do Paraná.

O Governo do Paraná deixou à disposição helicópteros da Casa Militar, do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas e do Corpo de Bombeiros para continuar as buscar nesta terça-feira (4). O Corpo de Bombeiros do Litoral também já iniciou um trabalho por terra na Serra do Mar.

Em nota, a administradora do Aeroporto de Umuarama informou que a aeronave Piper Arrow, modelo PA-28R-200 decolou 7h50 da manhã.

Até o momento, não há informações sobre possível queda da aeronave.

 

Banda B – Foto: FAB