21 de fevereiro de 2024

Federalização do Hospital Municipal será discutida em audiência pública

Federalização do Hospital Municipal será discutida em audiência pública

A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu realizará nesta sexta-feira, 4 de agosto, a partir das 9h, audiência pública referente a federalização do Hospital Municipal Padre Germano Lauck. O requerimento nº 211/2023, proposto pela vereadora Anice Gazzaoui (PL), busca discutir a transformação da unidade em hospital universitário, vinculado a Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA.

“ Esse tema é de suma importância por se tratar de um dos maiores hospitais da região e devido à alta demanda de atendimento hospitalar que vai muito além da população do município. Por isso, a federalização deve ser tratada com urgência e principalmente com muita responsabilidade para que os nossos munícipes possam continuar a receber um atendimento digno”, afirmou a vereadora Anice Gazzaoui.

O hospital é municipal, mas na prática atende os nove municípios da 9ª Regional de Saúde e é o maior do extremo oeste do Paraná, com pacientes advindos também da tríplice fronteira como referência em emergência e trauma para atendimento de turistas brasileiros e estrangeiros. “Atualmente o Hospital Municipal conta com 280 leitos e com uma despesa acima de R$ 200 milhões por ano para manter os atendimentos de toda a população. Com a transformação para hospital universitário, a capacidade aumentará para aproximadamente 500 leitos, além de poder disponibilizar esse recurso para outras áreas da saúde pública da cidade”, afirmou o diretor da Fundação Municipal de Saúde, André Buriasco.

Ele também informou que embora a federalização vá beneficiar toda a população, a comissão responsável pelo assunto tem se debruçado na situação dos servidores concursados que passaram no estágio probatório e estão inseguros com o que pode acontecer em relação aos empregos. São aproximadamente mil profissionais da saúde.

 

Foto: Christian Rizzi – Câmara Foz