17 de julho de 2024

Fartal 2023 acontecerá no Gramadão da Vila A de 9 a 11 de junho

Festa em comemoração aos 109 anos de Foz do Iguaçu terá shows com artistas de renome nacional, feira de artesanatos e alimentos com a participação das entidades assistenciais

Fartal 2023 acontecerá no Gramadão da Vila A de 9 a 11 de junho

A 44ª Feira de Artesanatos e Alimentos de Foz do Iguaçu (Fartal) acontecerá nos dias 9, 10 e 11 de junho no Gramadão da Vila A, local que já recebe grandes eventos e deve atrair um público de até 20 mil pessoas por dia.

O lançamento da programação da festa – que integra as comemorações pelo aniversário de 109 anos do município – aconteceu nesta quinta-feira (18) no auditório da Fundação Cultural, na presença da imprensa, secretários municipais e apoiadores.

As principais atrações da Fartal serão os shows com o Kevinho, na sexta-feira (09), a dupla sertaneja Fred e Fabrício, no sábado (10) e Barões da Pisadinha, no domingo (11). Além disso, artistas locais e regionais que integram o Corredor Cultural farão apresentações diárias na festa.

A praça de alimentação e os espaços para comercialização de artesanatos terão a participação de diversas entidades assistenciais, como já é tradição na Fartal.

“É importante lembrar que a Fartal surgiu na terceira pista da avenida Jk com as entidades e o artesanato. Que criou esta festa foram as entidades e precisamos de fato, valorizá-las, assim como os artistas locais, que podem ter uma visibilidade ainda maior num evento como este. Seguimos com a tradição da Fartal, aliando um grande espetáculo com os artistas nacionais”, explicou o diretor presidente da Fundação Cultural, Juca Rodrigues.

Ao todo, 25 espaços serão disponibilizados no evento, sendo 17 para entidades comercializarem produtos artesanais, alimentos e bebidas e oito que ficarão sobre a gestão das secretarias municipais, sendo 05 para a Secretaria de Desenvolvimento Comercial, Industrial e Agropecuário, com a participação de microcervejeiros e produtores de pescado; 02 para a Secretaria de Direitos Humanos, com a presença dos Clubes de Mães e 01 espaço para a Secretaria de Meio Ambiente.

“Estamos muito felizes com a participação das secretarias, que vai envolver outras entidades importantes para a realização da festa”, salientou Juca.

VIP Solidário

A entrada para a festa será gratuita, assim como todos os shows. O público terá a opção de garantir lugar especial na área Vip em troca de cinco quilos de alimentos não perecíveis ou na área Bistrô – mais próxima ao palco, na troca de uma cesta básica.

O projeto, denominado “Vip Solidário” ficará sob a responsabilidade das Secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos e todos os alimentos arrecadados serão destinados as instituições assistenciais do município. As trocas acontecerão na sede da Fundação Cultural, uma semana antes do evento. As datas e horários serão informados pela prefeitura posteriormente.

Segurança

Para garantir maior proteção às crianças e adolescentes, menores de 16 anos com documento de identidade, somente poderão adentrar ao evento acompanhados dos pais ou responsáveis. Adolescentes de 17 e 18 anos poderão entrar desacompanhados, desde que apresentem o documento de identidade.

Organização

A 44ª edição da Fartal é realizada pela Prefeitura de Foz do Iguaçu e Fundação Cultural, com patrocínio da Itaipu Binacional e apoio do Foztrans, Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Eletromil e Plusnet.