19 de junho de 2024

Falha na bolsa de NY provoca volatilidade em dezenas de ações



Uma falha na bolsa de valores de Nova York (Nyse) provocou grandes oscilações nas ações da Berkshire Hathaway e da Barrick Gold, além de interrupções na negociação de dezenas de outras empresas nesta segunda-feira (3), antes que a bolsa resolvesse o problema.

A Nyse, de propriedade da Intercontinental Exchange, disse em seu site que havia resolvido um problema técnico reportado e que as ações afetadas haviam retomado a negociação.

Pelo menos 60 ações listadas na Nyse tiveram suas negociações interrompidas devido à volatilidade e alguns papéis apresentaram movimentos excessivamente incomuns.

As ações da Berkshire Hathaway e da Barrick Gold mostraram quedas de 99,97% e 98,54%, respectivamente, devido ao problema técnico, antes que essas negociações fossem corrigidas.

A Nyse disse que o problema estava relacionado às faixas conhecidas como “Limit Up-Limit Down”, destinadas a prevenir a volatilidade extraordinária no mercado e movimentos extremos de preço em ações individuais, impedindo negociações fora de faixas de preço específicas que são atualizadas ao longo do pregão.

A faixa de preço para cada papel é definida em um nível percentual acima e abaixo de seu preço médio dos últimos cinco minutos.

Problemas técnicos nas bolsas podem afetar os mercados, impactar a confiança dos traders e atrair escrutínio de reguladores.

“Não acho que o mercado em geral esteja reagindo”, disse Art Hogan, estrategista-chefe de mercado da B. Riley Financial.

A Nyse não respondeu imediatamente a um pedido de comentário da Reuters.

*Reportagem adicional de Chuck Mikolajczak e Noel Randewich

É proibida a reprodução deste conteúdo