21 de fevereiro de 2024

Exemplo que passa de pai para filhos, família é referência na produção de orgânicos em Foz do Iguaçu

Orgânicos Turetta produz 70 toneladas de comida saudável certificada, contando com o apoio do Sicoob para empreender e crescer.

Exemplo que passa de pai para filhos, família é referência na produção de orgânicos em Foz do Iguaçu

Transmitir às novas gerações o gosto por manejar a terra é motivo de orgulho para todo agricultor. Já quando o pai entrega esse legado para os filhos, segue trabalhando junto na produção de alimentos saudáveis, empreende e cresce em família, a isso se pode dar o nome de realização.

É o que sente e tem como conquista Jelson Turetta (55), que há mais de quatro décadas se dedica à produção de hortaliças em Foz do Iguaçu. Na lida diária, que começa antes das 7h, o pai conta com os filhos, Fernanda (30) e Lucas (26), e a esposa, Léia, companheira há 33 anos.

Antes, Jelson utilizava agroquímicos. Em 1999, há mais de 20 anos, tomou consciência de que cultivar e consumir alimentos saudáveis faria bem para seus filhos pequenos, mudança de cultura que também beneficiaria a saúde das demais crianças e da comunidade.

Pouco tempo depois, com Fernanda e Lucas já trabalhando no empreendimento, a atividade evoluiu para a empresa Orgânicos Turetta, referência em alimentos certificados livres de agrotóxicos na região. A família agora produz mais de 70 toneladas de hortifrútis por ano, de 40 variedades.

“Na época, achavam que eu era doido de ir contra a maré”, relembra quando decidiu apostar tudo no pioneirismo dos orgânicos. Foram pesquisas, experimentações e curso. Nessa caminhada, a família sempre pôde contar com o Sicoob Três Fronteiras para alcançar os sonhos.

Com os recursos oferecidos pelo Sicoob, o produtor teve acesso a soluções financeiras sob medida para custear o próprio negócio e cultivar ótimos resultados, dentro e fora da porteira. Isso porque a cooperativa não objetiva lucros, mas o desenvolvimento da comunidade.

Toda a renda familiar é extraída do trabalho na terra, além de gerar 12 empregos diretos. “Valeu muito a pena. Hoje, em família, cultivamos comida saudável e de qualidade para as pessoas, a preço justo. Não é por ser orgânico que precisa custar caro”, assinala Jelson Turetta, orgulhoso.
Pai e filhos

A participação de Fernanda e Lucas ao lado dos pais foi decisiva na transformação do negócio genuinamente iguaçuense. Tecnologia nos processos, gestão, excelência no atendimento, comunicação e diversificação da clientela foram contribuições dos filhos ao trabalho.

Graduada em Direito, Fernanda Turetta atua na administração e no marketing digital, que contempla a distribuição personalizada das ofertas da semana. As funções comerciais cabem ao engenheiro agrônomo Lucas Turetta, que inclui visita diária a estabelecimentos e controle dos produtos nas gôndolas.

“Meu pai é fantástico. Somos o que somos por causa desse exemplo de dedicação e esforço”, descreve Fernanda, emocionada. “Nenhum trabalho me faria mais feliz. Convivemos em família, trabalhamos e produzimos alimentos saudáveis. A gente cuida um do outro e das pessoas”, enfatiza.

O amor e o carinho cultivados em família são enaltecidos por Lucas. “Nosso pai é orgulho, referência. Sempre me espelhei nele”, retrata. “Desde criança o acompanhava nas vendas, que ainda eram pequenas, sem nunca ter vergonha de dizer que éramos verdureiros. Vencemos com trabalho”, celebra.

Sicoob sempre perto

O primeiro financiamento agrícola do Sicoob da Agência República Argentina foi feito para a família Turetta. O dinheiro possibilitou o investimento em energia solar, dentro do compromisso da produção sustentável de alimentos. A parceria só cresceu.

“O Sicoob está sempre ao lado, não só pelo endereço da agência, que é perto, mas porque o gerente não sai daqui, atendendo e resolvendo as nossas necessidades”, frisa Fernanda. E Lucas completa: “Quando há algo novo no mercado, a equipe pesquisa e nos traz oportunidades.”

A relação de confiança e reconhecimento levou o Sicoob Três Fronteiras a indicar o negócio familiar ao Prêmio Produtor Rural Sustentável. A Orgânicos Turetta conquistou o primeiro lugar na categoria Central Unicoob, recebendo a premiação no Show Rural 2023, um dos maiores eventos do agro do Brasil.

“Os cooperados da família Turetta são pessoas muito especiais e caras para nós. Sentimos que têm muito amor e comprometimento com o que fazem”, destacou o gerente de Relacionamento da Agência República Argentina, Rodrigo Silva. “São muito parceiros e percebemos o quanto gostam da cooperativa pela forma como nos tratam e recebem”, frisou.

Orgânicos Turetta

A família produz orgânicos com base nos princípios de fortalecimento da agricultura familiar, apoio e parceria com produtores locais e regionais, e compromisso com a qualidade. As verduras e hortaliças são colhidas no ponto adequado de maturação e chegam frescas ao cliente final.

Com pioneirismo em delivery, o serviço rápido e eficiente reúne mais de dois mil clientes frequentes. A compra no balcão permite ao consumidor vivenciar o zelo em todas as fases da produção. Localizada na Avenida Maria Bubiak, próxima à Avenida República Argentina, a Orgânicos Turetta abastece as principais redes de supermercado de Foz do Iguaçu.

Legendas das fotos:
1. Jelson Turetta (centro) com os filhos Lucas e Fernanda – foto: arquivo familiar
2. A família Turetta cultiva orgânicos há mais de duas décadas – foto: arquivo familiar
3. Orgânicos Turetta é referência em produção de alimentos orgânicos – foto: arquivo familiar
4. Morangos saudáveis e frescos estão entre os produtos preferidos pela clientela – foto: arquivo familiar
5. Área de plantio e comercialização no balcão fica na Avenida Maria Bubiak, próxima à Avenida República Argentina – foto: arquivo familiar

(CME Sicoob Três Fronteiras)