21 de fevereiro de 2024

Estão abertas as matrículas para a Educação de Jovens e Adultos na rede municipal

Estão abertas as matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede municipal

Jovens e adultos que não puderam concluir seus estudos na idade adequada ou nunca frequentaram a escola podem se matricular em uma das sete unidades de ensino da rede municipal que ofertam a EJA (Educação de Jovens e Adultos). A modalidade corresponde aos anos iniciais do Ensino Fundamental (2º ao 5º). 

Foto: Thiago Dutra/PMFI

As matrículas devem ser feitas nas secretarias das seguintes escolas: Padre Luigi Salvucci (Vila C Nova), Jorge Amado (Cidade Nova),Três Bandeiras (Três Bandeiras), João Adão da Silva (Lagoa Dourada), Emílio de Menezes (Morumbi), Érico Veríssimo (Jardim São Paulo) e Vinicius de Moraes (Jardim das Flores). 

A idade mínima para frequentar a EJA é de 15 anos completos. Para a matrícula, é necessário apresentar o RG, o CPF, comprovante de residência e histórico escolar (quando possuir). O horário de atendimento nas secretarias é das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. 

As aulas da EJA são ofertas nestas sete escolas, de segunda à sexta-feira, das 18h30 às 21h30. Os alunos também recebem janta.

De acordo com a coordenadora pedagógica da EJA, Valdirene dos Santos, caso o aluno não possua histórico escolar, é realizada uma avaliação diagnóstica para verificar o grau de domínio, competências e habilidades necessárias. “Com essa avaliação, conseguimos inserir o aluno na etapa correta. Pessoas que nunca frequentaram a sala de aula são inseridas na primeira etapa, para a fase de alfabetização”. 

A grade curricular da EJA compreende as disciplinas de português, matemática, ciências da natureza e ciências humanas. “As matrículas para a EJA seguem abertas o ano todo, mas quanto mais cedo o aluno buscar a secretaria da escola, mais rápida será a conclusão dos estudos”, explicou Valdirene. A conclusão pode variar de 2 a 3 anos, a depender da evolução do aluno.