13 de novembro de 2024

Debate Palestina: “Sumud e os filhos da diáspora: um diálogo entre artes e saúde mental”

O evento acontecerá na UNILA, na próxima segunda-feira, com lançamento de livro e painel com artes feitas pelas crianças da comunidade árabe de Foz do Iguaçu.

Na próxima segunda-feira acontece o evento “Sumud e os filhos da diáspora: um diálogo entre artes e saúde mental”. Um debate importante na área das Relações Internacionais, com música árabe ao vivo, palestra, lançamento de livro, painel com artes feitas pelas crianças da comunidade árabe de Foz do Iguaçu. Livro: Sumud em tempos de genocídio.

Sobre a autora:

A Dra. Samah Jabr é uma psiquiatra e psicoterapeuta palestina, nascida em Jerusalém Oriental em 1976, que atua nos setores público e privado em Jerusalém Oriental e na Cisjordânia. Desde 2016 é chefe da Unidade de Saúde Mental do Ministério da Saúde da Palestina.
Sumud em tempos de genocídio reúne alguns escritos da Dra. Samah produzidos ao longo de duas décadas e publicados em diversas mídias. Seis temas principais, escolhidos pela própria autora para a edição brasileira, nortearam a seleção dos textos em meio a uma infinidade de possibilidades e uma produção prolífera. Esses grandes temas/partes são: A ocupação é um problema de saúde mental; O trauma colonial e intergeracional da Palestina; Psicopatologia desencadeada por prisão e tortura; Resistência e resiliência; Gaza; e Solidariedade.
O livro é um apelo à solidariedade, aquela que é fruto da empatia, do conhecimento, do interesse legítimo pelo outro, e é um convite, principalmente à comunidade de saúde mental global, ao engajamento sociopolítico com o povo da Palestina “como um posicionamento terapêutico.

Serviço:

Data: 11/11/24 Horário: 19h30-21h30
Onde: Auditório do Campus Integração da Unila.
Se ainda não se inscreveu, acesse: https://bit.ly/eventosumud Evento gratuito e com certificação.
Instagram: @csvm.unila