29 de fevereiro de 2024

Crianças e adultos se conectam com a natureza no Eco Park

Crianças e adultos se conectam com a natureza no Eco Park

O Eco Park, espaço destinado a contar a relação dos homens com os animais em Foz do Iguaçu, tem sido a opção para adultos e crianças se conectarem com a natureza nestas férias de verão.

Somente nesses primeiros dias do ano, a unidade recebeu centenas de famílias interessadas em conhecer os hábitos e a história dos animais que vivem na fazendinha. Os visitantes puderam também participar das atividades de enriquecimento ambiental, como alimentar os coelhos e os porquinhos da índia.

O público teve a oportunidade de conhecer a Natalina, mini cabritinha que nasceu dia 31 de dezembro. Ela é filha do Petruquio e Catarina, casal de mini cabras que vivem no Eco Park. Ao fim do passeio na fazendinha, as famílias aproveitaram para conhecer o aviário “Imersão das Aves”, onde há várias espécies de aves que chegaram na unidade após serem resgatadas do tráfico de animais silvestres e maus-tratos.

Aves de rapina

Para completar a conexão e a imersão na história dos animais, as famílias assistiram à apresentação do Cavalo Crioulo, uma raça típica do Rio Grande do Sul e o voo das aves de rapina que ocorrem em dois horários: às 10h e às 15h30.

A apresentação do Cavalo faz um passeio pela história da América do Sul e da Fronteira através das origens da raça crioula. Acompanhando o processo de colonização, no século XVI, vieram os equinos, que se espalharam pelos pampas do Rio Grande do Sul, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile e Peru.

Já o voo das aves é um momento de educação e aprendizado sobre a proteção e readaptação de aves de rapina acolhidas.
A equipe de biólogos do Eco Park reabilita as aves para o voo e seus comportamentos naturais, levando-as a ter uma vida de acordo com a biologia de cada espécie e estimulando níveis positivos de bem-estar. Na apresentação, é possível observar o voo das aves em busca de alimento e conhecer a origem da arte do condicionamento de rapinantes e sua importância histórica no desenvolvimento da sociedade e conservação das aves.

Pode levar para casa?
Graziela, Eduardo e a filha Sofia Damin, de 2 anos, aproveitaram o dia de folga para visitar o Eco Park e interagir com os animais. “Já tínhamos ouvido falar que a experiência no parque era muito boa. Viemos conhecer. A Sofia ficou apaixonada pelos coelhos e pela vaquinha. Queria levar para casa”, disse a mãe.
A família Gaspar veio do Paraguai para se conectar com os animais do Eco Park. “Maria Olívia ama os animais desde pequena. Ela ficou encantada em poder alimentar os coelhinhos”, disse Felipe.

Localização
O Eco Park está localizado na Rua Cruz Alta, 111, ao lado do Complexo Dreams Park Show, onde tem o Museu de Cera, Maravilhas do Mundo, Bar de Gelo, Vale dos Dinossauros e Dreams Motor Show na rodovia das Cataratas e funciona diariamente das 9h às 17h.

Moradores de Foz pagam R$ 15. Se estiver acompanhado de um turista pagante, a entrada é de graça. Crianças menores de seis anos são isentas. Parte da renda é revertida para apoiar o projeto Onças do Iguaçu.

Mais informações no site: www.dreamsecopark.com.br