Corujas do Refúgio Biológico da Itaipu vão integrar inventário de todas as espécies sob cuidados humanos

Corujas-do-mato foram fotografadas para o projeto The Photo Ark, apoiado pela National Geographic
O fotógrafo Joel Sartore esteve com sua equipe no Refúgio Biológico Bela Vista da Itaipu, no final de julho, para fotografar corujas-do-mato, espécies inéditas em seu projeto The Photo Ark, apoiado pela National Geographic, que já fotografou mais de 16 mil espécies animais sob cuidados humanos ao redor do mundo. Sartore foi recebido pelo biólogo Marcos Oliveira e pela zootecnista Fabiana Stamm – ambos da Divisão de Áreas Protegidas da Itaipu.
A iniciativa tem o objetivo de ampliar a conscientização sobre o risco de extinção das espécies, e, nas palavras do fotógrafo, “mostrar ao mundo como a biodiversidade realmente é e fazer com que todos se preocupem em salvar as espécies enquanto ainda há tempo”.

No Refúgio Biológico da Itaipu, Sartore fotografou duas subespécies de coruja-do-mato, nativas do da região sul do Brasil: a subespécie Megascops choliba choliba e a subespecie Maegascops choliba uruguaii . “Apesar de essa espécie não estar ameaçada de extinção, trabalhos de conservação como esse são importantes para conscientizar as pessoas e evitar futuros declínios”, avaliou Marcos Oliveira.
O projeto The Photo Ark teve início há 20 anos e, desde então, já percorreu mais de 800 instalações entre zoológicos, centros de reabilitação, coleções privadas e outros espaços.
Informações do The Photo Ark em: www.joelsartore.com/photo-ark