22 de fevereiro de 2024

Começa nesta terça-feira (18/04), em Foz do Iguaçu, o 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano

Evento tem 650 inscritos. Painéis ocorrem no Hotel Golden Park Internacional Foz, nos dias 18 e 19 de abril. No dia 20, serão realizadas visitas técnicas a plantas de biogás em cinco municípios da região Oeste do Paraná

Começa nesta terça-feira (18/04), em Foz do Iguaçu, o 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano

Com uma programação direcionada a discutir tendências, inovação, projetos e negócios para o aproveitamento do biogás para aplicações energéticas (energia elétrica, térmica e biometano), começa nesta terça-feira, dia 18 de abril, às 9 horas, o 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, em Foz do Iguaçu (PR).

O evento, no Hotel Golden Park Internacional Foz (Rua Xavier da Silva, 968), vai debater o panorama atual do biogás e suas perspectivas, entre outras temáticas, e tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da cadeia de biogás e biometano nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, como também em todo o país.

A organização está preparada para receber os 650 participantes (as inscrições já estão encerradas). Com 12 horas de debate, a programação contempla espaço de negócios, visitas técnicas, e reserva espaço para eventos paralelos.

A programação oportuniza um espaço para conexão entre pessoas, instituições e empresas envolvidas na cadeia do biogás, mostrando as tendências do setor para gerar negócios, desenvolvimento e sustentabilidade. O 5º Fórum é realizado pelo Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), de Foz do Iguaçu (PR), pela Embrapa Suínos e Aves, de Concórdia (SC), e pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), de Caxias do Sul (RS). A organização é da Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera).

Mercado no Sul do Brasil

O primeiro painel da terça-feira, Mercado de biogás e biometano do Sul do Brasil, será às 9h30min e apresentará dados sobre o avanço do setor de biogás e biometano no Brasil. Os palestrantes e debatedores também falarão sobre as oportunidades e os desafios para o mercado regional de biogás. Segundo a Associação Brasileira do Biogás (ABiogás), o potencial de produção de biogás no Brasil é de 78,8 bilhões de Nm³. Atualmente, são produzidos 2,3 bilhões de Nm³, conforme Nota Técnica Panorama do Biogás no Brasil, elaborada pelo Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás).

Conheça mais sobre os painéis da programação: (https://biogasebiometano.com.br/programacao/).

Prêmio Melhores do Biogás

Desde a edição passada, o Fórum faz o reconhecimento de destaques do setor no prêmio Melhores do Biogás. A iniciativa vai premiar profissionais, organizações e plantas de biogás que foram destaques nacionais no setor, em 2022, e que estejam em conformidade com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O prêmio destaca as seguintes categorias: Profissional destaque; Organização destaque; Plantas/unidades geradoras de biogás destaque. A premiação será divulgada e entregue no dia 19 de abril, quarta-feira, no encerramento dos painéis do 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano.

Visitas Técnicas

A região Oeste do Paraná, que recebe essa edição do Fórum, tem uma diversidade de plantas de biogás e biometano. Foram organizados cinco roteiros para as visitas técnicas, no dia 20 de abril, quinta-feira. São unidades instaladas em cinco municípios: Foz do Iguaçu, Medianeira, São Miguel do Iguaçu, Ouro Verde do Oeste e em Toledo.

Eventos paralelos

O 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano abre espaço para eventos paralelos. Serão realizados seis encontros, de 17 a 19 de abril.

Mais informações sobre o 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano podem ser obtidas nos canais:

https://biogasebiometano.com.br/

https://www.linkedin.com/company/biogasebiometano/

https://www.facebook.com/BiogaseBiometano

https://www.instagram.com/biogasebiometano/

Foto: Arquivo Frimesaport