14 de novembro de 2024

Codefoz estende data da Conferência de Desenvolvimento e segue recebendo propostas

Objetivo é possibilitar mais tempo para entidades, poder público e moradores apresentarem proposições para fortalecer a economia e fazer a cidade crescer.

Prevista para dezembro, a 1.ª Conferência de Desenvolvimento Econômico de Foz do Iguaçu foi transferida para o começo do ano que vem, em data e local a serem informados à comunidade. O objetivo é possibilitar mais tempo para entidades, poder público e moradores apresentarem as proposições em seis eixos temáticos que irão balizar o debate na plenária.

A decisão é do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codefoz), em conjunto com a comissão organizadora, a Câmara Técnica (CT) de Desenvolvimento Econômico e demais parceiros envolvidos na realização da conferência. As normas referentes aos novos prazos e outras regras serão publicadas no Diário Oficial do Município (DOM).

Com efeito, a comunidade poderá seguir debatendo e apresentando on-line propostas para o desenvolvimento econômico de Foz do Iguaçu, por meio do formulário https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScP43xMEKEP-HRbKDbmCFZ8eXNG98GPtFh_F9olHPPpJsADAw/viewform.

São permitidos projetos, programas e ações conectados aos seguintes eixos temáticos: diversificação econômica e sustentabilidade; fortalecimento do turismo sustentável; economia criativa, inovação e empreendedorismo; infraestrutura e logística; governança e transparência; e integração regional e global.

Outro fator que foi considerado para a mudança de data da conferência é o momento de transição de governo. Equipes da atual e da futura gestão municipal iguaçuense focalizam as demandas necessárias para a passagem de comando, em que o principal objetivo é a manutenção de serviços para a população.

“Nossa orientação é para que a sociedade civil, entidades representativas e de classe, instituições de ensino e pesquisa, assim como o morador de Foz do Iguaçu, sigam debatendo e enviando as suas sugestões em desenvolvimento e economia”, frisa o presidente do Codefoz, Fernando Castro Alves. “Esse tempo maior ajudará a qualificar ainda mais a discussão sobre o futuro de nossa cidade”, sublinha.

A comissão organizadora e a CT de Desenvolvimento Econômico do Codefoz permanecem trabalhando, com a mesa diretora do Codefoz, nas questões que envolvem a realização da conferência.

Participação desde a base

O documento-base da Conferência de Desenvolvimento Econômico será constituído com as propostas recolhidas junto à comunidade, desde a base da sociedade, envolvendo de cidadãos a instituições públicas e privadas. É um processo de construção coletiva que ouve todos, para que os debates da plenária reflitam as demandas de todos os segmentos.

O resultado final da conferência irá subsidiar as ações prioritárias que serão alinhadas com a nova administração municipal, juntamente com os 70 projetos de desenvolvimento – já entregues ao poder público. E também será utilizado na elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico (PDE) de Foz do Iguaçu, instrumento de médio e longo prazos.

(AI Codefoz)