16 de junho de 2024

Codefoz convida comunidade para plenária nesta quinta-feira

Proposta para realização da conferência de desenvolvimento econômico e o impacto das ações do Parque Tecnológico Itaipu estão na pauta.

O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codefoz) realizará reunião plenária mensal nesta quinta-feira, 23, às 17h30, no auditório da ACIFI. A sessão será aberta para a participação de lideranças da sociedade civil, agentes públicos e comunidade de modo geral.

Entre as pautas, a proposta para a realização da conferência de desenvolvimento econômico de Foz do Iguaçu. E o diretor-superintendente do Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR), Irineu Colombo, irá apresentar o impacto e os resultados das ações da instituição.

A conferência é uma demanda da Câmara Técnica (CT) de Desenvolvimento Econômico do Codefoz, parte do esforço iniciado para a atualização do Plano de Desenvolvimento Econômico (PDE). É um instrumento de participação e deliberação da sociedade sobre o tema.

O desafio encabeçado pelo Codefoz é contribuir com propostas para integrar, fortalecer e diversificar a economia de Foz do Iguaçu subsidiando a governança, que é responsável por pô-las em prática, e fixando indicadores de monitoramento. A meta é promover emprego, renda e qualidade de vida.

Já o detalhamento das iniciativas, projetos e programas do PTI estava previsto para a sessão de março, mas precisou ser remanejado. A demonstração abordará o primeiro ano da atual gestão à frente do Parque Tecnológico em Foz do Iguaçu e ações que estão em andamento.

Ouvir a sociedade

A conferência de desenvolvimento econômico vai ser um espaço para ouvir os atores públicos e privados, instituições, especialistas e comunidade, enfatiza o presidente do Codefoz, Fernando Castro Alves. “Por isso, queremos que ela seja participativa já na sua organização”, frisa.

O dirigente contextualiza que a proposta é da CT de Desenvolvimento Econômico, que congrega entidades, prefeitura, Câmara de Vereadores e Itaipu Binacional. “É por ser o Codefoz o guarda-chuva de instituições públicas e privadas que estamos promovendo esse diálogo”, expõe Fernando.

A conferência para o desenvolvimento deverá definir estratégias e diretrizes, e evidenciar setores indutores da economia e os elos entre as cadeias produtivas. Para o conselho, as elaborações devem dialogar com os 70 projetos prioritários entregues para prefeitura e Itaipu Binacional.

“Esse cabedal abrange investimentos com um foco só: alavancar o desenvolvimento de Foz do Iguaçu”, enfatiza o presidente do Codefoz. “Os 70 projetos prioritários, a conferência e a atualização do PDE selam o que se pode chamar de norte para a nossa cidade crescer mais, sendo boa para o morador e atrativa para visitantes”, conclui Fernando.

Plenária do Codefoz
Data: 23 de maio (quinta-feira), às 17h30
Local: auditório do Centro Integrado de Desenvolvimento, na sede da ACIFI (Rua Padre Montoya, 490, centro)

(AI Codefoz)