22 de fevereiro de 2024

Centro de Especialidades Médicas de Foz recebe ação de combate ao câncer de pele

Centro de Especialidades Médicas de Foz recebe ação de combate ao câncer de pele

O Centro de Especialidades Médicas de Foz do Iguaçu vai receber, neste sábado (2), uma ação que busca combater o câncer de pele, que lidera os diagnósticos da doença no país, podendo se agravar e levar à morte do paciente no caso de detecção tardia. A iniciativa é uma parceria da Sociedade Brasileira de Dermatologia com a Prefeitura Municipal e integra a campanha Dezembro Laranja de Combate ao Câncer de Pele, informou a secretária Rose Meri da Rosa (Saúde).

Ao todo, serão distribuídas 200 fichas por ordem de chegada, a partir das 8h, com demanda livre. Os atendimentos começam às 9h. Dezembro é o mês de conscientização da prevenção do câncer da pele e a campanha Dezembro Laranja alerta para os riscos e cuidados durante a exposição ao sol, medidas simples de proteção que são importantes não apenas no verão, mas também na rotina diária, durante todo o ano, explica a Diretora da Assistência Especializada Jassiara Morais .

Que alerta: “O câncer de pele é o número um em prevalência em nosso país, podendo se agravar e levar à morte no caso da detecção tardia”. A campanha deste ano traz como mensagem de conscientização que “cada um, com a sua prevenção”, para que assim seja focada a proteção individualizada de cada paciente, levando em consideração o seu histórico.

Neste período, é preciso divulgar cada vez mais que sol em doses moderadas, desempenha um papel benéfico na saúde e que a pele é o maior órgão do nosso corpo e a prevenção com alguns hábitos saudáveis e medidas simples de proteção, tais como utilizar protetor solar e evitar a exposição ao sol nos horários de pico (10h às 16 h), são fundamentais e evitam problemas futuros.

“Diante disso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia se uniu ao município para promover à população de Foz do Iguaçu, em alusão ao Dezembro Laranja, ações com atendimento médico de dermatologia, com diagnóstico e orientações ao câncer de pele”, disse Rose Mari. Nos exames dermatológicos, segundo a secretária, serão avaliadas manchas, envelhecimento precoce da pele e dermatites.

A Prefeitura também disponibilizará o nitrogênio para o procedimento de aplicação da crioterapia. “A intenção é alertar e conscientizar a população sobre os cuidados com a pele e com a exposição solar e, evitando o câncer da pele, que responde hoje por 33% de todos os diagnósticos da doença no Brasil. São cerca de 185 mil novos casos a cada ano”, completou a Secretária Rose Meri da Rosa ( Saúde).

SERVIÇO:
A partir das 8h da manhã deste sábado (2) serão entregue, por ordem de chegada, 200 fichas à população por demanda livre
Os atendimentos médicos dermatológico terão início às 9h, com previsão de término às 15h
Os atendimentos acontecerão no Centro de Especialidades Médicas na Avenida Brasil, 1777 (Centro), ao lado do Centro  de Nutrição