18 de abril de 2024

CCZ encerra vacinação antirrábica com quase 40 mil doses aplicadas

O Centro de Controle de Zoonoses de Foz do Iguaçu encerrou, na última semana, a campanha de vacinação contra a raiva em cães e gatos com 39.662 doses aplicadas, atingindo a meta prevista. 

“Esse número é bastante significativo. Estamos muito felizes com os resultados e a participação dos moradores, que entenderam a importância da vacinação. O vírus, que pode ser transmitido para humanos por meio de mordidas, arranhões e lambidas, tem letalidade de quase 100%”, comentou a supervisora técnica do CCZ, Renata Defante Lopes.

A estratégia com maior alcance da população foi com os pontos fixos nos bairros (60 locais em todas as regiões da cidade) onde foram aplicadas 15.121 doses da vacina. O formato casa a casa, adotado já no final da campanha, também teve boa adesão dos moradores, com 14.536 doses aplicadas em áreas prioritárias, com ocorrência de casos de raiva em morcego.

Na sede do CCZ, onde o funcionamento ocorreu também aos sábados e feriados, foram vacinados 2.639 animais. As equipes também imunizaram 5.500 animais na área rural do município e outros 1.866 cães e gatos de ONGs e protetores de animais.  

De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses, a campanha de vacinação se encerrou no dia 31 de março. O tutor que não garantiu a proteção do animal deverá buscar uma clínica particular. “Não temos a previsão da Secretaria de Estado da Saúde sobre o recebimento de novas doses”, informou Renata.