19 de julho de 2024

Castramóvel faz 46 procedimentos na região Norte

Programa de Controle Populacional de Animais atendeu cães e gatos na Escola Municipal Altair Ferrais da Silva, a "Zizo", no sábado (16)

A Prefeitura de Foz do Iguaçu promoveu no último sábado (16) mais uma etapa do Programa de Controle Populacional de Animais, na qual foram castrados, gratuitamente, 46 cães e gatos.

Desta vez, o Castramóvel, ação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Comercial, Industrial e Agropecuário, por meio da Diretoria de Bem-Estar Animal (DIBA), atendeu os moradores da região Norte da cidade, na Escola Municipal Altair Ferrais da Silva, a “Zizo”. No entanto, mais de 15 faltas foram registradas.

O Castramóvel percorre a cidade atendendo aos tutores de cães e gatos machos, cadastrados até agosto de 2021. Nesta fase da iniciativa, estão previstas, ao todo, 388 cirurgias.

No momento, o programa não está aberto para novas inscrições e atende somente os tutores previamente cadastrados pela administração municipal.

Guarda responsável

No dia agendado para a castração, os tutores participam de uma palestra sobre a Guarda Responsável de Animais. Já foram entregues mais de 50 certificados desta capacitação.

A Diretoria de Bem-Estar Animal salienta a importância da aderência e do compromisso da população com o programa, pois muitos tutores, protetores e ONGs de animais não compareceram no dia agendado, mesmo após confirmarem presença.

Além de perderem a vaga, a DIBA reforça que este comportamento prejudica o projeto como um todo: aos que estão esperando ansiosamente serem chamados, aos que gostariam de se inscrever e não tiveram essa oportunidade, além de passar uma mensagem de desvalorização das políticas públicas que lutamos para implementar em nosso município pelo bem-estar dos animais.