Câncer de cabeça e pescoço, o quinto mais incidente no Brasil
No Medicina e Saúde do último sábado, Dr. Fabio Ulbrich, cirurgião oncológico especialista em câncer de cabeça e pescoço falou sobre o tema.
Este é o quinto tipo de câncer mais incidente no Brasil, tanto em homens quanto em mulheres, causando cerca de 10 mil mortes ao ano. Infelizmente, 70% dos casos de câncer de cabeça e pescoço são descobertos já em estágio avançado devido à falta de informação das pessoas sobre a doença. Por isso, a importância deste tipo de matéria e de alerta a população sobre o diagnóstico precoce e de reconhecer os fatores de risco da doença.
Afinal, o que é câncer de cabeça e pescoço?
O câncer de cabeça e pescoço se refere a qualquer tumor que se desenvolve nessas regiões e o que diferencia é a área atingida:
Câncer da cavidade oral – pode acometer lábios, gengiva, céu da boca e língua;
Câncer de faringe – acomete a região da garganta, por onde passam os alimentos e o ar inalado pelo nariz;
Câncer de laringe – atinge a região da garganta onde se localizam as cordas vocais;
Câncer de tireoide – afeta a glândula da tireoide, responsável por produzir hormônios que regulam a função do coração, cérebro, fígado e rins;
Mas atenção, o câncer de cabeça e pescoço ainda pode atingir os seios da face, glândulas salivares e linfonodos localizados no pescoço.
Fatores de risco
Tabagismo, consumo de bebida alcóolica, HPV, má higiene bucal. É recomendado hábitos alimentares saudáveis, a prática de atividade física e evitar obesidade.
Conheça o CIOP- Centro Integrado de Oncologia em Foz do Iguaçu: https://www.instagram.com/clinicacioponcologia/
Assista a entrevista completa e inscreva-se no nosso canal @radioclubefoz