Câmara Técnica de Segurança do Codefoz destaca resultados e integração
A Câmara Técnica (CT) de Segurança Pública do Codefoz (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu) fez o balanço das atividades do ano no último dia 21. Foi a conclusão do calendário ordinário, com reunião realizada na sede do Núcleo de Polícia Marítima (Nepom), às margens do Rio Paraná, perto da Ponte Internacional da Amizade.
Entre os destaques está a redução drástica do número de roubos a veículos na fila de acesso à Ponte Internacional da Amizade, um trecho antes vulnerável a crimes. A solução construída na CT e colocada em prática foi o reforço do policiamento realizado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), com a participação da Polícia Militar do Paraná e da Guarda Municipal em revezamento e ação integrada.
Neste ano, a campanha de segurança para visitantes foi ampliada para novas mídias e formatos. A Câmara Técnica do Codefoz participou ativamente das tratativas sobre a presença de transporte clandestino no aeroporto, e está em andamento uma proposta para os orientadores de trânsito, visando a garantir a segurança de todos os usuários das vias públicas.
A atuação integrada também foi ressaltada pelos membros do colegiado, com as forças de segurança das Três Fronteiras operando em sintonia durante períodos de grande fluxo de moradores e visitantes nas cidades da região. Foi assim em feriados prolongados, eventos e datas promocionais de compras.
“Foi um ano muito produtivo, graças ao comprometimento de cada agente e de suas instituições”, enfatizou o coordenador da CT, Fabiano Bordignon, delegado da Polícia Federal (PF). “Segurança pública é dever de todas as esferas de governo, mas também responsabilidade da sociedade. E a Câmara Técnica faz essa interlocução com a comunidade, o poder público e as forças”, pontuou.
Representante da PRF, Maxwell Lucena de Moraes destacou os resultados da CT em prol de Foz do Iguaçu e da região trinacional, especialmente a redução dos crimes no acesso à Ponte da Amizade. “Com o esforço conjunto da PMPR e da Guarda Municipal, juntamente com a PRF, conseguimos reduzir a quase zero os assaltos nesse ponto, sem nenhuma ocorrência grave”, afirmou.
Resultados concretos
O presidente do Codefoz, Fernando Castro Alves, reiterou os resultados e agradeceu a participação das instituições de segurança no conselho. “São conquistas concretas, resultado da união e da sinergia, em que as ideias, inteligências e esforços convergiram a favor de Foz do Iguaçu e da região fronteiriça, tornando-as mais seguras para visitantes e moradores”, endossou.
O coordenador da Black Friday em Ciudad del Este, Armando Ghazaoui, destacou a contribuição da CT de Segurança para o sucesso do evento, que ocorreu sem incidentes relevantes, e fez uma breve apresentação sobre o aumento do número de visitantes e de vendas na edição deste ano. “Esse trabalho é a integração na prática entre as nossas cidades, que se convertem em benefícios para todos”, avaliou.
Soma de esforços
O secretário municipal de Segurança Pública, tenente-coronel Marcos Jahnke, também agradeceu a parceria. “Procuramos sempre ajudar. E podem continuar contando com a Guarda Municipal, que está pronta para atuar em qualquer situação e sempre à disposição”, disse, referindo-se ao papel da corporação do município.
A redução do transporte clandestino e irregular no aeroporto foi ressaltada pela representante do Sindicato dos Taxistas Autônomos (Sindtáxi), Alice Brandão. “Só foi possível com as forças unidas às demais instituições, com a participação da CT do Codefoz”, registrou. No começo do ano, a Câmara Técnica de Segurança ampliou o debate, envolvendo a empresa CCR Aeroportos e a Advocacia-Geral da União, entre outros órgãos, a fim de definir os papéis de fiscalização.
Agenda extra
Nesta terça-feira, 26, às 16h, a CT de Segurança Pública realizará uma reunião extraordinária. Em pauta única, o espaço será dedicado à apresentação de uma tecnologia para o combate ao roubo de veículos.
Presenças
Aos integrantes da CT de Segurança Pública do Codefoz se somaram na reunião o empresário Jin Bruno Petrycoski, indicado para o cargo de secretário de Turismo pelo prefeito eleito, Joaquim Silva e Luna (PL), e o integrante da equipe de transição de governo, o contra-almirante Paulo Tinoco.
(AI Codefoz)