3 de fevereiro de 2026

Câmara de Foz inicia oficialmente ano Legislativo de 2026

CMFI

A Câmara de Foz abriu oficialmente o ano Legislativo com a primeira sessão ordinária de 2026, nesta terça-feira, 03 de fevereiro. A solenidade contou com a apresentação da banda do 34° BIMEC e com as presenças do prefeito General Silva e Luna (PL) e secretários municipais.

Em breve discurso, o prefeito destacou a importância do diálogo e do respeito entre os poderes, afirmando que cada projeto, debate e votação deve ter como objetivo principal o benefício concreto para sociedade Iguaçuense.

Entre os assuntos apresentados e discutidos estão: proteção de crianças e adolescentes em ambientes educacionais e culturais; vagas em creches e escolas. Também foram realizadas algumas cobranças, via requerimento, a respeito de diversos assuntos, como a situação do Hospital Municipal; o desenvolvimento da área industrial; as constantes quedas de energia; a sinalização de acesso aos bairros que margeiam a Perimetral Leste; o Plano Municipal de Educação; e o funcionamento de Unidades Básicas de Saúde.

O presidente da Casa, vereador Paulo Debrito (PL), destacou que tiveram vários projetos e indicações que devem ser repassadas ao Poder Executivo e enfatizou que é muito gratificante atender às demandas da população.

Foram lidos vetos do Poder Executivo aos projetos de lei que tratam da responsabilidade do agressor pelo ressarcimento dos custos relacionados aos serviços de saúde prestados pelo Município por meio do Sistema Único de Saúde – SUS – às vítimas de violência doméstica e familiar; de tempo adicional para a realização de provas e avaliações por candidatos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH); Cadastro Municipal de Pessoas Condenadas por Crimes de Violência Contra a Mulher e Crimes Contra a Dignidade Sexual; e veto parcial ao projeto que institui o Programa de Fomento à Agroindústria e aos Bioprodutos. Os vetos foram lidos e encaminhados para análise da Comissão de Legislação, Justiça e Redação.