Cães de abrigo participam de catálogo de tintas e ganham cor própria em campanha contra o abandono de animais
Para destacar a variedade de tipos e cores de animais à espera de adoção, foi lançada a campanha Pet Colors um catálogo de cores com a participação de 16 pets de Ongs do Oeste do Paraná. Parte da renda será destinada ao auxílio a protetores de animais.
Se o caramelo virou símbolo do amor dos brasileiros pelos vira-latas – que representam mais de 30% dos animais domésticos brasileiros, segundo pesquisa da Quest -, a variedade de cores e tipos de cães e gatos SRD mostra o quão diverso o Brasil é também no quesito pet. Tigresa, branquinho, pretinha, mesclado, flocos, caramelo, ruivinha, chocolate. Cores exclusivas de cada pet que agora viraram parte de um catálogo de tintas para incentivar a adoção e a doação em parceria com Ongs das cidades de Cascavel, Toledo e Foz do Iguaçu.
O objetivo é fazer uma grande campanha de conscientização contra o abando de animais na época de férias, o chamado dezembro verde. Esse período registra aumento significativo no número de abandono de animais e, como consequência traz sobrecarga aos protetores. Hoje no Brasil estima-se que cerca de 170 mil animais estão sob a guarda de protetores.
Cor importa
Por incrível que pareça, a cor ainda importa na hora da adoção: o adorado caramelo e os animais de pelagem preta são os menos escolhidos no país. Por isso, para a campanha Pet Colors, organizações de proteção animal da região do oeste do Paraná foram convidadas para fazerem uma seleção de animais que estão há algum tempo para adoção. Dezesseis cães se tornaram as estrelas e as cores do catálogo Pet Colors. Cada cor foi desenvolvida a partir da pelagem dos cães e leva o nome e a foto do pet. “Queremos dar visibilidade para a causa, para esses animais que estão em abrigos e que passaram por situações muito tristes. Agora todos estão à espera de um lar”, explica Daniele Canfil, coordenadora da campanha.
A época de lançamento também foi um fator importante a ser considerado na campanha. O final de ano é quando as pessoas estão preparando suas casas para receber a família – fazendo renovações, pinturas e reformas – e, por outro lado, ao ter que viajar muitas pessoas abandonam seus pets por não terem com quem deixá-los.
E de abandono e descaso as estrelas do catálogo Pet Colors entendem bem. É o caso da Zenita, abandonada pelo filho de seu tutor que faleceu. “Nós a encontramos muito machucada, assustada e magra, com doença venérea canina. Foi resgatada em uma rua deserta e já estava com a vulva muito afetada, tinha um cheiro insuportável. Fez quimioterapias, foi medicada, tomou vitaminas e foi ficando linda. Hoje ela é uma cachorrinha feliz, aceita carinho e até colo. Já está castrada, vacinada e pronta para adoção”, conta a protetora Alini Sartori, da Ampare Animal.
Já Julia Dorini, da Viva Instituto Animal, conta que resgatou 32 cães abandonados por um casal de idosos de acumuladores que foram despejados da casa onde moravam, em Cascavel. Duas delas, a Luna e a Flora, viraram modelos do catálogo Pet Colors. “Esse caso foi o mais impactante em toda a minha vida, não apenas pelos animais, mas também pelas pessoas que moravam naquelas condições. Havia 44 animais em uma situação terrível, em meio a dejetos, lixo, com fome e sede”, conta.
Casa renovada e coração quentinho
A campanha Pet Colors traz a conscientização de união da família multiespécie em um lar bonito e renovado, e a possibilidade de as pessoas fazerem sua contribuição para a causa ao escolher uma nova tinta para sua casa. De outro lado, a proposta da campanha vai além de dar visibilidade aos pets disponíveis para adoção, quer possibilitar apoio financeiro aos protetores que estão sobrecarregados.
“Por mais que a causa animal tenha ganhado visibilidade, ainda assim é assustador a quantidade de animais abandonados e o descaso do poder público com a causa. Nós esperamos que essa parceria seja linda e duradoura para que consigamos atingir mais e mais pessoas. Participar de iniciativas como essa é muito importante não só para os animais, mas para os protetores que vivem sobrecarregados e exaustos de lutarem sozinhos”, finaliza Bia Oliveira, assessora comercial e de marketing da Ong Latidos do Bem.
Parte da venda das tintas do catálogo – um real a cada litro vendido – será destinada para as ONGs e protetores independentes participantes, e o mesmo valor será doado também em tintas e materiais. “A ideia de fazer algo especial para esse fim de ano veio ao encontro do que praticamos diariamente aqui na Foz Tintas, que é atuar em frentes que podemos fazer a diferença. A questão animal é muito próxima ao nosso coração e, por esse motivo, nossa ideia não é apenas fazer doação de parte das vendas dessas tintas, é incentivar doações diretas e adoções de animais”, conta Alex Camatti, CEO da Foz Tintas, empresa responsável por desenvolver as tintas do catálogo.
O abandono de animais é crime previsto por lei, pode acarretar de dois a cinco anos de reclusão, multa e perda da guarda. Denuncie.
Tinta da cor do seu bichinho: é possível também personalizar a cor do seu próprio pet, basta mandar uma foto via whatsapp da Foz Tintas que os especialistas em coloração transformarão a pelagem em uma cor exclusiva.
Tecnologia Paredes Limpas: a base das tintas do catálogo Pet Colors é o “fosco sempre limpo” da Suvinil, tecnologia desenvolvida para que as superfícies pintadas com essas tintas possam ser limpas facilmente. O objetivo é que famílias com crianças e pets possam se divertir sem se preocupar com paredes sujas.
Como contribuir:
Saiba mais sobre a campanha: https://promocaofoztintas.com.br/petcolors
As tintas Pet Colors podem ser adquiridas em todas a lojas Foz Tintas de Cascavel, Foz do Iguaçu e Toledo, no Paraná.
