25 de fevereiro de 2024

Blocos de Carnaval vão se apresentar dia 20

Blocos de Foz do Iguaçu irão se apresentar na Avenida Brasil no dia 20 de fevereiro

No próximo dia 20 de fevereiro, a Avenida Brasil, em Foz do Iguaçu, irá se transformar em um sambódromo. Os blocos da cidade irão se apresentar no Carnaval da Brasil, organizado pelo Coletivo de Cultura Popular, apoiado pelo Núcleo de Empresários da Avenida Brasil e Fundação Cultural.

O evento começa a partir das 17h e a festa dura até 22h, com a apresentação de sete blocos e grupos: Papai Urso, Baque Mulher, Kaburè Maracatu, Maracutu Alvorada Nova, Afoxé Ogúm Funmilaiyó, Mocidade Unida do Porto Meira e Bloco Demorei Mas Cheguei.

Luiz Matias, vice-presidente do Bloco do Papai Urso e um dos organizadores do evento, ressalta que a utilização da Avenida Brasil resgata o papel histórico da via como um bem cultural da cidade. 

Além disso, a avenida conta também com boas características naturais para a propagação do som das baterias e o fácil acesso para que moradores de todas as regiões participem da festa. O trecho escolhido para ser palco do evento será no encontro entre as ruas Xavier da Silva e Rui Barbosa. 

“Realizamos em 2020 o ‘Carnaval Não Oficial’, organizado pelo coletivo e de forma independente. Vimos que foi um sucesso e decidimos realizá-lo novamente, dessa vez com o apoio da Fundação Cultural, em um dia em que não teremos atividades do Carnafalls”, apontou Matias. 

Como uma prévia do evento, no dia 11 de fevereiro será realizada a Feijoada dos Ursos. O evento já irá reunir a bateria dos blocos que se apresentarão, a partir das 12h, com uma grande roda de samba. O encontro acontece na Rua Cândido Ferreira, 1114, Vila Yolanda. 

Carnafalls 2023 

De acordo com o diretor-presidente da Fundação Cultural, Juca Rodrigues, o evento que acontece paralelamente ao Carnafalls 2023, na Praça da Paz, aponta uma descentralização importante na organização do Carnaval em Foz.

“São grupos formados por pessoas que amam a festa e possuem todas as características para organizar uma festa marcante e especial. A Fundação está sempre aberta a ouvir sugestões e contribuir com o que estiver ao nosso alcance para que a população participe de eventos culturais”, apontou.

O Carnafalls 2023 começa no sábado (18), das 17h às 22h, a festa será inaugurada com o bloco “Menina Veneno”. No domingo (19), evento inicia às 15h e dura até 22h. O Carnaval da Saudade será na terça-feira, também na Praça da Paz, das 15h às 19h, com marchinhas e um ambiente destinado às famílias, repleto de atividades lúdicas. Após as 19h, a festa ainda se estende até as 22h, com o retorno dos blocos e som ao vivo com diversos estilos musicais.

Informações para a imprensa

Entrevistas sobre o Carnaval da Brasil serão concedidas pelo Coletivo de Cultura Popular. O agendamento pode ser realizado diretamente com Luiz Matias, pelo telefone: (45) 99996-4444.