21 de fevereiro de 2024

Associação Fraternidade Aliança (AFA) será beneficiada com a Canja do Galo Inácio

Associação Fraternidade Aliança (AFA) será beneficiada com a Canja do Galo Inácio

A Associação Fraternidade Aliança (AFA), entidade que atende 450 crianças e adolescentes, será a beneficiada com a Canja do Galo Inácio 2024. O evento, que ocorre tradicionalmente no último dia de Carnaval, será realizado na Praça da Paz e integra a programação do Carnafalls. Os foliões poderão desfrutar da canja no dia 13 de fevereiro, a partir das 17 horas.

O Rotary Clube Foz do Iguaçu Grande Lago, responsável pela organização do evento, já iniciou os preparativos com a arrecadação de alimentos. A expectativa do clube é comercializar 5 mil canjas. O valor permanecerá o mesmo do ano passado: R$ 10,00 para 500 ml.

“Temos alguns apoiadores que nos auxiliam com a doação de alimentos e nossa previsão é utilizar uma tonelada de frango, além de 250 quilos de arroz, 250 quilos de legumes, além de outros itens, como temperos e queijo ralado”, contou o coordenador da Canja do Galo Inácio, Roni Zibetti.

De acordo com ele, a produção começa uma semana antes, com o preparo dos alimentos na cozinha da AFA. No dia do evento, tanto voluntários da entidade quanto de outros clubes de Rotary auxiliam no atendimento ao público.

História
A Canja do Galo Inácio existe desde 2001 e foi idealizada pelo jornalista Rogério Bonato, que neste ano foi o responsável pela produção da estampa das camisetas. O evento foi inicialmente administrado por um grupo de amigos, em seguida foi organizado pelo Provopar e há nove anos está sob o comando do Rotary Grande Lago. Apenas durante a pandemia da Covid-19 o evento foi suspenso.

AFA
A Associação Fraternidade Aliança foi criada há 32 anos para atuar, especialmente, numa das áreas mais vulneráreis do município de Foz do Iguaçu: a região do Porto Meira. A partir de uma atuação sólida e de reconhecida credibilidade, foram criados projetos e programas que se estenderam para toda a população da cidade. Nesse período, mais de 5 mil crianças e adolescentes foram diretamente atendidos. Atualmente a entidade desenvolve os seguintes programas nas áreas de assistência social e saúde: Programa Família Acolhedora; Programa Guarda Subsidiada; Casa da Criança; Complexo Terapêutico Infanto Juvenil Arturo Paoli e Orquestra Reciclando Sonhos.