12 de abril de 2024

A importância dos exames laboratoriais em casos de dengue

O diagnóstico inicial da dengue é clínico, baseado na história e no exame físico da pessoa. No entanto, os sintomas da dengue são semelhantes a outras viroses, incluindo outras arboviroses. Portanto, a confirmação etiológica por meio de exames laboratoriais é essencial. Os exames ajudam a diferenciar a dengue de outras doenças com manifestações semelhantes, como síndrome hemorrágica ou choque.

Nesta terça-feira recebemos no programa Bom Dia Clube, Maurício Pacheco diretor do ALT Laboratório de Foz do Iguaçu que explicou sobre os diversos exames oferecidos no laboratório que auxiliam na descoberta da doença e seu tratamento.

Os exames disponíveis segundo ele são Pesquisa de Antígenos (NS1): Detecta a proteína NS1 do vírus da dengue no sangue. Pode identificar até 80% dos casos nos primeiros 5 dias após o início dos sintomas. PCR (Reação em Cadeia da Polimerase): Detecta o material genético do vírus da dengue com eficácia de 90%. Sorologia Clássica: Detecta anticorpos específicos (IgM e IgG) após 6-7 dias do início dos sintomas.
Maurício completa afirmando que o exame de dengue é o único método que oferece um diagnóstico preciso da doença.

Os sintomas inespecíficos da dengue podem ser confundidos com outras enfermidades. Portanto, obter um diagnóstico correto é crucial. Embora não exista tratamento específico para a dengue, o diagnóstico precoce permite o manejo adequado dos sintomas e a prevenção de complicações.


Além disso, o monitoramento laboratorial auxilia na avaliação da evolução da doença. Maurício Pacheco afirma que em resumo, os exames laboratoriais são essenciais para confirmar a suspeita de dengue, direcionar o tratamento e evitar complicações. Diante de sintomas sugestivos, procure atendimento médico e siga as orientações do profissional de saúde.


O ALT Laboratório oferece exames com diferentes complexidades e processos bioquímicos.
Está localizado na Avenida José Maria de Brito, 1.552 no Jardim Central em Foz do Iguaçu. Orçamentos, marcação de exames e coletas domiciliares, utilize o tele-atendimento no whatsapp (45) 9-8822-3010

Acompanhe a entrevista: