12 de outubro de 2025

Mutirão recolhe 800 quilos de lixo no Rio Carimã em homenagem a São Francisco de Assis

Iguassu Secret Falls

Ação reuniu voluntários em Foz do Iguaçu para limpar área de preservação e reforçar a responsabilidade ambiental da comunidade

Em celebração ao Dia Mundial dos Animais e ao Dia Nacional da Natureza, 24 voluntários participaram no sábado (4) de um mutirão de limpeza no Rio Carimã, em Foz do Iguaçu. A iniciativa foi organizada pela Pastoral da Ecologia Integral da Diocese de Foz do Iguaçu, pelo Lions Clube Cataratas e pela Iguassu Secret Falls. A coordenação local ficou a cargo de Fátima Langbeck, coordenadora diocesana da Pastoral.

Durante a ação, cerca de 800 quilos de lixo foram retirados da área de preservação permanente do rio. “Grande parte dos resíduos é deixada por pessoas que utilizam o espaço para lazer. O material também é levado pela correnteza e acaba ficando preso em galhos e raízes”, explicou André Alliana.

O trecho limpo compreendeu a parte final do rio — que nasce nas proximidades do Colégio Semeador e deságua no Rio Iguaçu —, entre o Hotel Carimã e sua foz. O objetivo, segundo os organizadores, foi sensibilizar a comunidade sobre a importância do cuidado com o meio ambiente e reduzir o impacto da degradação causada pelo descarte irregular de lixo.

“O mutirão é um gesto concreto de cidadania, espiritualidade e solidariedade”, destacou Fátima Langbeck. “Queremos transformar fé em cuidado e esperança em compromisso.”

O Iguassu Secret Falls deu suporte técnico e de segurança, oferecendo equipamentos de proteção e orientações aos participantes. Inspirada na encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, a ação reforça o compromisso com uma ecologia integral, em que a preservação da natureza é também um ato de amor ao próximo e à vida.

Fotos: Iguassu Falls Secret