Prefeitura de Foz terá programação especial pelo Outubro Rosa

Mês de conscientização sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama terá uma série de ações promovidas pelas secretarias da Saúde e da Mulher
“Cada exame é um gesto de cuidado com você mesma!” é o slogan da campanha Outubro Rosa, promovida pela Prefeitura de Foz do Iguaçu. Uma série de ações estão programadas durante todo o mês, organizadas pelas secretarias de Saúde e da Mulher. O lançamento da iniciativa, que também marcará o início do projeto “Beleza que transforma vidas”, será no dia 2 de outubro, no auditório da Unioeste.
Durante todo o mês, serão feitas palestras de sensibilização com as mulheres sobre a importância dos cuidados de saúde, além de intensificados serviços como coleta de preventivos, solicitações de mamografias, vacinação HPV e testes rápidos de ISTs nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Pelo projeto “Beleza que transforma vidas”, poderá ser feita a doação de cabelos nos salões parceiros para confeccionar perucas para pacientes com câncer.
No dia do lançamento, haverá apresentação do Coral da Itaipu, sorteio de brindes e as palestras da médica Carla Lebiedziejewski, ginecologista e obstetra, especialista em hormônios femininos e menopausa, com o tema “Mulher em Todas as Fases: Prevenção e Cuidados na Menopausa e no Câncer de Mama”, e da nutricionista clínica Solange Evangelista Vieira, com formação em naturopatia, com o tema “A mulher que você merece ser”.
Sensibilização em Saúde
Na programação do Outubro Rosa, também estão previstas uma série de palestras em algumas empresas e comunidades com a supervisora da Linha de Cuidados da Saúde Materno, da Mulher e Planejamento Familiar da Secretaria de Saúde, Lígia Wildner Bento. O objetivo é sensibilizar as mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama e outros cuidados com a saúde, além de divulgar e dar orientações sobre os serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“Também estaremos intensificando os serviços voltados às mulheres nas 28 UBS. Lembrando que é importante que todas mantenham seus cadastros atualizados, para que aquelas que aguardam algum exame ou procedimento sejam chamadas para agendamento”, afirma a diretora da Atenção Básica, Barbara Dornelles.