Foz do Iguaçu participa, em Buenos Aires, de um dos maiores eventos de promoção turística da América Latina

Argentina é o principal mercado estrangeiro emissor estrangeiro de turistas a Foz; em 2025, foram quase 279 mil visitantes argentinos
A Secretaria Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu participa neste sábado (27) da 27ª edição da Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT), em Buenos Aires, Argentina, em conjunto com a Secretaria de Turismo do Estado Paraná e com o Viaje Paraná. O evento segue até terça-feira (30), com os dois primeiros dias dedicados ao público final; e os dois últimos ao âmbito profissional.
Em 2024, a edição registrou 131.104 visitantes, com 92.104 do público geral e 39 mil profissionais do setor, e contou ainda com 1.870 expositores e 53 delegações internacionais. Os altos números se devem a FIT ser considerada um dos maiores e mais influentes eventos do setor turístico da América do Sul.
Segundo o secretário de Turismo, Jin Petrycoski, a Argentina é ainda o principal mercado emissor estrangeiro de turistas a Foz. “Por estarmos em área de fronteira, com facilidade de acesso rodoviário, Foz tem grande destaque para os turistas argentinos. Além disso, somos reconhecidos como um destino familiar, com ampla oferta turística e excelente infraestrutura, fatores que tornam a cidade ainda mais atrativa para esse público”, explica.
Representando a secretaria no evento, estão a diretora de Marketing Digital, Promoção e Eventos do Turismo, Jakline Broco, o diretor de Relações Internacionais, Petterson Gherlandi, e a servidora pública Jandira Cordeiro.
Na ação, também participam mais de 30 empresas do trade como coexpositoras, entre meios de hospedagem, agências de turismo, receptivos e atrativos, incluindo o Marco das Três Fronteiras, que realiza uma ativação no estande.
Relevância
Conforme dados da Embratur, os principais destinos internacionais dos turistas argentinos são países fronteiriços. Em 2024, o Brasil ficou em 1º lugar, como país mais visitado por eles, com 1.960.182 turistas. Desses, 14,3% vieram a Foz durante sua estadia no Brasil.
Ainda em relação ao ano passado, de acordo com dados do Parque Nacional, a cidade recebeu 279.744 turistas no período. Já em 2025, até agosto, o número de visitantes argentinos é de 279.115. Ou seja, nos primeiros 8 meses do ano, Foz praticamente igualou todo o fluxo registrado em 2024.
Além disso, desde 2022, a Argentina também se mantém como o principal emissor de turistas internacionais para Foz do Iguaçu, à frente dos Estados Unidos e do Paraguai, que também compõem o Top 3 mercados estrangeiros.
A diretora de Marketing Digital, Promoção e Eventos do Turismo, Jakline Broco, ressalta a importância da participação. “Dados da Embratur nos mostraram que 64% dos turistas argentinos chegam a Foz do Iguaçu por meio indireto, através de operadoras e agências. Por isso, a participação em uma feira como a FIT é tão positiva, porque oferece espaços voltados especificamente para o networking com o trade, ampliando as oportunidades de promoção do destino. Ao mesmo tempo em que nos leva ao contato direto com o público final, que busca novidades e informações atualizadas sobre Foz”.