15 de setembro de 2025

Esporte constrói pontes e une povos na 4ª Corrida do Turismo

Mesquita

400 participantes de 30 cidades e diferentes nacionalidades prestigiaram o evento que teve como ponto de largada e chegada, a Mesquita de Foz do Iguaçu, a maior do Brasil e um dos principais atrativos do turismo religioso no Paraná

A afirmação “Esporte constrói pontes e une povos” é verdadeira. A 4ª Corrida do Turismo da região trinacional teve como ponto central a Mesquita Omar Ibn Al-Khattab e reuniu culturas diversas e participantes de diferentes cidades e países. A colombiana Nura Laura Paipa ressaltou o encontro de diferentes nacionalidades. “É muito bonita a união que o esporte proporciona. Todos juntos correndo com um mesmo objetivo”.

Considerada uma poderosa ferramenta de desenvolvimento social, inclusão, saúde e integração entre pessoas e comunidades, reconhecido pela ONU e diversas iniciativas como um fator de transformação e união, o esporte fez bonito na região trinacional. De acordo com a organização do evento, 400 pessoas participaram da corrida, atletas vindos de 30 cidades. “Tivemos categorias diferentes e aliamos cultura, gastronomia e religiosidade em um único evento”, destaca a organizadora da corrida, Ana Biesek. “Este ano tivemos parceria especial com a mesquita. É um dia muito gratificante”.

Segundo Hola El Kadri, gerente administrativa do Centro de Visitantes da Mesquita, o templo religioso e cultural tem se destacado como um dos principais pontos turísticos do segmento religioso no Paraná. “Em Foz do Iguaçu nós somos pioneiros em ações de fortalecimento do segmento e em um tour guiado e este é um evento muito importante. Valoriza a fé, a cultura e o esporte de um jeito único. Esta soma de fatores, com a união e o entusiasmo das pessoas, com a mesquita abençoando tudo em um lindo como cartão postal, só tem que dar certo”.

O atrativo turístico registrou no primeiro semestre deste ano, um aumento de 9.5% no público em relação ao ano anterior. Os números reforçam o compromisso da mesquita em promover a cultura islâmica, a história da comunidade árabe da região e a participação em eventos.

O líder religioso da mesquita, Sheikh Oussama El Zahed também esteve presente e ressaltou a proximidade do esporte nos ensinamentos islâmicos. “Um evento maravilhoso e numa manhã abençoada. Só confirma que não existe distância entre cuidar do físico e do espírito. O Islam é uma religião do equilíbrio. Parabenizo todos os participantes”.

A 4ª Corrida do Turismo é organizada pelo Instituto Ecoprojetar, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, Mesquita Omar Ibn Al-Khattab e apoio do Innova Cities. Participam também o Núcleo de Sustentabilidade da ACIFI e a Lixotec.

Reem Kamel Hamed, corredora há mais de 20 anos, disse ser impossível não ficar ansiosa antes da largada, mesmo com tanta experiência. “Cheguei cedo e encontrei vários amigos da Argentina e do Paraguai. Esporte é isto, união, saúde, felicidade, alegria e bem-estar”.

As professoras Amina Rahal e Adriana Risdem participaram representando a Escola Árabe Bertoni, anexa à Mesquita, e que tem entre as diretrizes o respeito à identidade árabe, aos princípios islâmicos e ensino do árabe desde os primeiros anos. “Estamos alegres e é a oportunidade de mostrar que esporte e religião estão unidos”, destaca Rahal.

Umaima Birami usa o tradicional hijab (véu islâmico) e fez questão de participar da corrida. “Estou amando esta largada ser na mesquita. É muito lindo ver esta união e o hijab não me impede de fazer nada, devemos praticar atividade física”.

Mariângela Lückmann, coordenadora geral da InnovaCities, feira internacional aberta ao público que será realizada de 15 a 17 de setembro em Foz do Iguaçu, esteve presente e destaca a importância da inovação em diversas áreas. “Viemos prestigiar este evento na mesquita que é um atrativo turístico, cultural e religioso de grande porte e também, fazer o convite para este evento internacional de inovação, tecnologia e sustentabilidade que acontece aqui em Foz do Iguaçu a partir de amanhã. Tudo é construído coletivamente e a tecnologia é um meio Ela facilita o funcionamento a favor da qualidade de vida de todos que habitam um território”.

Ainda se recuperando de uma lesão, o esportista Luciano Gonçalves ficou em primeiro lugar na sua categoria. “Pratico corrida faz 4 anos e foi muito bom participar. Esporte é saúde, esporte é tudo na minha vida”.

A jornalista Abilene Rodrigues também participou do desafio. “Para quem busca começar uma atividade física, a corrida é uma ótima opção. Foi um percurso novo e que dá para desfrutar da mesquita de fundo, um monumento histórico muito belo”.

A professora de educação física Andréia Bernardes ficou com o primeiro lugar geral e fez questão de lembrar as mudanças que o esporte possibilita. “Há 8 anos a corrida mudou a minha vida e a minha profissão. Eu pratico como saúde. Quando existe disciplina não importa a idade desde que se tenha consciência. A mulher pode tudo e independentemente da idade”.

O empresário Fernando Castro Alves destacou com orgulho a sua septuagésima segunda medalha. “O esporte nos dá saúde, disposição, alegria e conectividade com os amigos. Sem dúvida aumenta a autoestima e dá muito bem-estar”.

A iniciativa tem as seguintes modalidades: percurso de 10km para corrida, 5km para corrida e caminhada e categorias para PCD e Profissionais do Turismo. Diogo Marcel Araújo, presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), completou a prova ao lado de amigos e apaixonados por corrida. “Um evento emblemático, num ponto turístico da nossa cidade. Um momento para rever amigos, meus parabéns para todos da organização”.

História da Mesquita
A inauguração oficial da Mesquita Omar Ibn Al-Khattab ocorreu em 23 de março de 1983. O templo islâmico tem capacidade para até 800 pessoas e sua arquitetura é de base octogonal e cercada por arcos. Por dentro, possui detalhes arabescos e adornos religiosos nas paredes, característicos da arquitetura islâmica, famosa mundialmente por sua riqueza. E faz com que o interior da Mesquita, parte do circuito, chame a atenção dos visitantes.

Visitação:
É possível visitar a mesquita e conhecer sua história e cultura. As visitas são guiadas, uma experiência encantadora para aprender mais sobre o islamismo e a história do local. Uma imersão cultural vibrante e que faz parte de uma das comunidades mais atuantes na região da fronteira, a comunidade árabe.
Recomenda-se consultar os horários de visitação e as normas de vestimenta no site da mesquita. (https://www.mesquitafoz.com.br)

Serviço:
Mesquita de Foz, Omar Ibn Al-Khattab:
Instagram: @mesquitafoz
Informações:
(45) 9116.6229
Rua Meca, 599 – Jd. Central, Foz do Iguaçu 85864-410